Uma dívida de 4 milhões, a diferença de idade de 30 anos entre os sócios, e uma empresa gerida por 3 mentes diferentes

Como a Touareg Seguros foi criada por amigos e hoje vale Milhões

Luiz Villar(foto) transformou um negócio que se tornou atemporal na pandemia global, a Touareg Seguros

“O casamento perfeito existe, e ele aconteceu na criação da Touareg”, Luiz Villar começa contando a sua história com essa frase. Diferente dos matrimônios que envolvem, geralmente, duas pessoas e tem como base a monogamia, a rede Touareg Seguros foi criada por 3 sócios e tem como fundamento a diversificação de serviços e produtos oferecidos no segmento de seguros. “São 3 perfis empreendedores, completamente diferentes, com diferença de idade significativa e que cada um contribuiu para o sucesso dos mais de 200 franqueados que temos”, explica André Costa, Diretor da rede Touareg, com o perfil mais operacional.

André Costa, Luiz Villar e Wanderson Nascimento são os sócios responsáveis pela criação da rede Touareg em 2015. Wanderson veio com toda a experiência de já ter atuado em grandes seguradoras por 3 décadas. Além disso, Wanderson Nascimento é o atual presidente do Sindicato de Corretores de Seguro do Estado da Bahia. Luiz Villar e André Costa são amigos desde os 13 anos, hoje ambos amigos, enxergam Wanderson como referência na área de seguros devido a vasta experiência na área que ele traz em sua bagagem.

“São mais de 20 anos de amizade. Quando fundamos a Touareg, em 2015, não tive dúvida que deveria aceitar a sociedade com o André. Nós dois atuávamos com seguros no estado da Bahia. Não tinha o porquê sermos concorrentes já que além da amizade, tínhamos os mesmos objetivos, e lealdade. A amizade entre os 3 transforma a empresa em um ambiente familiar”, relembra Luiz Villar, Diretor da rede de seguros.

Quando iniciou a vender seguros, Villar tinha uma dívida de aproximadamente 4 milhões oriunda de um outro empreendimento de locação de veículos, conseguiu quitar essa pendência e pagar todos os credores ao começar a trabalhar com seguros. Inclusive após pagar a todos os credores, conseguiu retornar para o ramo de locação de veículos e usar o mesmo CNPJ. Villar enxergou no segmento de seguros não somente um potencial de lucro, mas também um produto que realmente oferece segurança e qualidade de vida aos que o adquirem. “Os produtos envolvendo o setor de seguros são ativos realmente necessários. Fui ganhando cada vez mais experiência, e quando retornei para Salvador, em 2015, aceitei a proposta de André de nos associarmos a uma mesma empresa de seguros, já que ambos atuavam sozinhos no ramo. Wanderson e André, experientes na área de seguros me deram a oportunidade de crescer junto a eles. E hoje, o nosso negócio é um sucesso, graças a nossa parceria”, destaca Villar.

Para André que iniciou sua carreira em 1997 como trainee na área de seguros destaca que atualmente vive a época de colher tudo o que foi plantando com muita luta entre os 3 sócios. “O mercado de seguros demanda de muito conhecimento e de uma habilidade em vendas, algo que só ocorre depois de alguns meses de muito estudo, treinamento e dedicação. Por esse motivo, hoje com uma rede que se expande cada vez mais, conseguimos ter uma remuneração adequada que permite ainda mais o crescimento da empresa e de novos investimentos por meio de ferramentas tecnológicas”, explica André.

André Costa e Wanderson Nascimento criaram a primeira e única rede de franquias de seguros, certificada pela ABF (Associação Brasileira do Franchising), Touareg Seguros , em Salvador, Bahia, em 2015, iniciando-se no Franchising em 2017. A franqueadora que hoje opera com mais de 200 franqueados onde todos eles têm acesso à Universidade Corporativa Touareg, que é um verdadeiro centro de formação de novos franqueados. Ano passado, a Touareg foi escolhida pelos irmãos Castelos (Leandro e Leonardo Castelo) para ser acelerada pela holding 300 Franchising. “Com a Touareg eleita para a aceleração da 300 franchising tivemos um boom ano passado. E dobramos em número de unidades franqueadas. É a Touareg em sinergia com a Endeavor, sendo uma empresa milionária com os Castelos, e mostrando o que há de mais moderno no segmento de seguros”, celebra Wanderson Nascimento, Diretor da rede.

A rede, que a cada mês expande-se para as cidades ao redor do Brasil, só teve esse crescimento graças aos perfis empreendedores diferentes. Luiz Villar é mais comercial e focado na criação das estratégias do negócio, inclusive foi dele a ideia de fazer da Touareg uma rede de franchising. Wanderson Nascimento tem experiência com o mercado e mais de 3 décadas atuando em tradicionais seguradoras e André Costa que vem com toda a capacidade de adaptação no empreendedorismo e um foco operacional.

Sobre se adaptar, com certeza, dos 3 sócios, o André Costa é o que tem essa capacidade mais enraizada. Neto e filho de corretor de seguros, a vida de André poderia ter sido fácil, mas não foi esse o caminho que os pais de Costa decidiram ensiná-lo. E seu pai foi um grande exemplo, que ao longo de sua carreira construiu uma grande corretora de seguros. “Dos 16 aos 18 anos trabalhei como frentista no posto de gasolina familiar. Meu pai poderia ter me dado outra função, mas queria que eu aprendesse de verdade a operação do negócio. Aprendi o valor do trabalho desde cedo, neste período da minha vida”, relembra André.

Antes de completar 18 anos, André pediu aos pais para ser emancipado. Queria tocar o seu próprio lava rápido. Com toda essa veia empreendedora, e trabalhando duro como frentista por 2 anos, os pais enxergaram que era o momento de apostar em André. Sendo assim, ele se tornou supervisor das corretoras de seguros da família e foi comprando a sua parte do negócio até virar sócio. Quando estava maduro no ramo de seguros, em 2015, foi o ano de retorno de Villar à Bahia e André o chamou para a sociedade.

“Quando contrai a dívida de milhões na minha outra empresa de locação de veículos, ganhei a experiência para enxergar a importância de se ter perfis diferentes na equipe de uma empresa. Logo, quando André fez a proposta, eu não tive dúvida em aceitar. Além da amizade, André é focado, sereno e traz esse olhar operacional que a Touareg tem. Em 2015, nasceu a nossa marca e a união com o Wanderson Nascimento”, evidencia Luiz Villar.

Wanderson Nascimento é o terceiro sócio do time, tem 62 anos, trabalhou muitos anos em uma seguradora tradicional. Todo empreendedor passa por uma curva de aprendizado, tanto de maturidade emocional como empresarial, e é por isso que tantas empresas fecham nos primeiros 5 anos de existência. Três em cada cinco empresas fecham nesse período (Dado: SEBRAE). Villar além de não ter fechado a marca de locação de veículos, pagou a dívida de milhões, e enxergou no seu produto, locação de carros, a solução: seguros e rastreamento para carros.

A Touareg ampliou o leque de serviços além dos veículos motorizados: há seguros para Linhas Financeiras, Afinidades, Para Você, Para Empresas e Benefícios Corporativos. A equipe é especialista na análise, na colocação de risco e na gestão de todos os seguros, como vida, saúde, odontológico, automóveis, frotas, transporte, entre outros.

Mesmo diante da pandemia, a Touareg teve um crescimento de 75%, justamente pelo boom na busca por seguros residenciais, de saúde e por empresas na guarda dos itens eletrônicos, Luiz Villar explica que as estratégias foram essenciais para que as vendas continuassem. “Além do home office, adotamos as plataformas de streamings. Nunca vendemos tanto pelo Zoom e por meio de reuniões virtuais. Conseguimos atrair os clientes pela internet e fechar negócios. O distanciamento social necessário abriu uma nova perspectiva de mercado”, disse Villar.

A contratação de seguros está apresentando cada vez mais um crescimento significativo. De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), a procura subiu mais de 120% nos meses de janeiro e fevereiro de 2021, a contratação de seguros de vida apresentou um aumento de 11,4% neste ano em comparação ao ano anterior. A expectativa do negócio, que é referência na Bahia, é ser uma das maiores corretoras de seguros do Brasil, conforme o sócio André Costa. “Estou muito animado e vejo um futuro com muitos projetos e desafios para o nosso mercado. Como executivo, vejo-me em constante melhoria e focado em desenvolver pessoas e alcançar novos patamares”, explica André Costa, da Touareg.

A Touareg é a primeira franqueadora de corretora de seguros sediada no Nordeste do país e está sempre buscando a melhoria contínua em seus processos e serviços. Os sócios da Touareg Seguros possuem planos com mais projetos e esperam superar cada desafio nos próximos anos. Daqui 5 anos, o objetivo é de que a marca seja uma das maiores franqueadoras do Brasil com mais de 600 franquias e 150 colaboradores nos escritórios espalhados pelo país e no exterior, a fim de alcançar outros patamares.