Um brinde à diversificação

A Mr. Beer é uma franquia pioneira e a maior no setor de cervejas artesanais que visa proporcionar uma experiência gastronômica ao consumidor final. Por isso, investe na excelência em rótulos, atendimento personalizado e harmonização.

São mais de 80 unidades com, aproximadamente, 400 variedades, 70% delas importadas e mais de 100 exclusivas. Iguarias como os bolinhos de feijoada e de camarão na moranga, salsichas alemãs, calabresa artesanal acebolada, tábua de frios mista e outras acompanham a degustação dessas cervejas.

Agora a Mr. Beer anuncia a entrada no varejo de todo o Brasil, dentro de uma estratégia da que busca diversificar os negócios e acessar novos canais de vendas com suas marcas de importação direta. A rede também anunciou a entrada no mercado de clubes de assinatura, com o Clube Mr. Beer.

Segundo Fabiano Wohlers, fundador da Mr. Beer, a rede já havia ampliado sua atuação em 2012, quando se tornou importadora, o que abriu diversas oportunidades para o fortalecimento da marca e a ampliação para os outros canais de varejo.

Conversamos com o empreendedor para entender melhor essa estratégia.

Mapa das Franquias: Por que a Mr. Beer decidiu entrar no varejo?
Fabiano Wohlers: Entramos no varejo para diversificar nossos canais, aumentar os volumes de importações e levar a mais consumidores o nosso mix de produtos. A proposta ao Varejo vai além da venda de produtos. Temos uma plataforma de serviços atrelados bastante interessantes e com níveis de customizações diferentes do que o mercado atualmente propõe. Assim, além de fortalecemos a marca, também disseminamos a cultura cervejeira a um número maior de pessoas.

Mapa das Franquias: Qual o perfil dos estabelecimentos escolhidos?
Fabiano Wohlers: Bares, empórios e restaurantes.

Mapa das Franquias: Qual será o impacto dessa novidade para os franqueados?
Fabiano Wohlers: As franquias ganham com o fortalecimento das marcas de importação exclusiva. As cervejas serão mais conhecidas, e consequentemente, as vendas nas franquias fortificadas. Além disso, com o varejo conseguimos aumentar os volumes de importação, trazendo mais novidades para ambos os canais.

Mapa das Franquias: É possíveis integrar tantos canais diferentes e fornecer a mesma experiência de comprar em todos eles? Como?
Fabiano Wohlers: Sim, para que isso aconteça oferecemos ao varejo treinamentos presenciais e online, além de elaboração de campanhas sazonais. Mas é claro que para a experiência ser positiva no PDV, a brigada de vendas tem um papel fundamental nesse processo e não os produtos distribuídos.

Mapa das Franquias: A crise econômica e a ata do dólar têm impactado no consumo de cervejas importadas? Quase as medidas tomadas pela Mr. Beer para neutralizar possíveis efeitos negativos?
Fabiano Wohlers: Sim, tem afetado. A Mr. Beer tem buscado eficiência operacional em todas as frentes para que o impacto em preços seja baixo ou zero, como por exemplo, renegociar seus preços com todos os exportadores, bem como contextualizar a todos eles o momento político e econômico vivido por nós aqui no Brasil.

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