O mercado de franquias no Brasil apresentou uma queda durante o último ano de 10,5% em relação ao mesmo período em 2019, totalizando um valor de 167,187 bilhões de reais, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Como padrão comparativo, esse montante representou o mesmo patamar de três anos atrás.
Esse cenário acima gerou uma reflexão em linhas de crédito que poderiam socorrer e auxiliar algumas instituições, visto que as empresas de franquia normalmente não são classificadas como grandes empresas, e quando elas recorrem aos grandes bancos para solicitar crédito elas pagam uma taxa bem mais alta por conta do seu tamanho e faturamento.
Desse modo, a Ulend, fintech de crédito privado, enxergando essa injustiça para pequenas e médias empresas, oferece solicitação de empréstimo mais justa e flexível, e claro com taxas bem mais baixas que nos grandes bancos. E também lançou uma linha específica para o mercado de franquias no país. No último semestre de 2021 a companhia realizou mais de 1.6 milhões de reais em empréstimos para diversos segmentos, dentre eles, alimentação, varejo, material de construção e diversos outros.
De acordo com Beatriz Antibero, co-fundadora da Ulend, esse lançamento específico para o mercado é fundamental para o momento de retomada da economia. “Estamos com uma projeção do produto interno bruto de 4,5% para 2021, portanto este movimento evidencia o crescimento do mercado. A linha de crédito desenvolvida pela nossa companhia prevê auxiliar diretamente as empresas que sofreram com a pandemia. No período pós-pandêmico, as companhias irão precisar se adaptar ao mercado, e para isso irão precisar aumentar o fluxo de caixa inicialmente”, finaliza Antibero.
Contudo, a empresa contempla apenas alguns requisitos para a obtenção de crédito, dentre eles: possuir um CNPJ ativo por 3 anos, obter um faturamento anual superior a R$ 1.5 milhões e não possuir nenhum restritivo em nome da companhia.