Investir em capacitação é a saída que muitos profissionais encontraram para enfrentar o momento de instabilidade que estamos vivendo na economia. Dentre os cursos mais procurados se destacam os de idiomas, que proporcionam um upgrade no currículo e, dependendo de qual for a língua escolhida, podem até mesmo proporcionar uma recolocação no mercado de trabalho.
Reflexo desse cenário é o crescimento do número de franquias voltadas para a educação. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o segmento cresceu 8,7% no ano de 2015, faturando em média R$9 bilhões. Mas, se você ainda tem dúvidas se vale a pena investir no setor, confira a seguir algumas razões para pensar melhor sobre o assunto.
Você pode ir além da sala de aula – é muito comum profissionais que já seguem uma carreira pedagógica, em determinado momento, se interessarem pelo empreendedorismo. Sabemos que na nossa sociedade, nem sempre os professores são valorizados como deveriam. Assim, investir em uma franquia de idioma é uma excelente oportunidade para quem gosta de trabalhar com educação, mas também sonha em abrir o próprio negócio. Além disso, você irá chegar ao mercado com o nome de uma marca já consolidada, com know-how no setor, metodologia de ensino e materiais didáticos próprios. Sem dúvida, você se sentirá muito mais seguro investindo no modelo de franchising do que se for fazer tudo sozinho.
A globalização já é uma realidade – e, com isso, a visão de que estudar dois ou mais idiomas é algo supérfluo já não existe mais. Ao contrário, atualmente, é considerado um investimento cada vez mais necessário, visto que ter conhecimento em inglês já não é um grande diferencial no mercado de trabalho. Esse é um dos motivos que faz com que as escolas que oferecem outros idiomas cresçam mesmo em tempos de crise. Isso sem contar que algumas empresas buscam e valorizam profissionais que possuam interesse no idioma referente à cultura da organização, como as multinacionais chinesas e alemãs instaladas no Brasil. Nesse caso, um incentivo extra para muitos estudantes.
Ainda há espaço no mercado – não é novidade que o segmento de franquias de idiomas é extremamente concorrido. Se eu te perguntar, por exemplo, quais são as marcas que trabalham com o ensino de inglês, tenho certeza que você poderá fazer uma lista enorme. Contudo, a boa notícia é que ainda existem muitas lacunas a serem preenchidas nesse mercado, por isso, minha recomendação é que você opte pelos idiomas menos explorados. No meu caso, escolhi o mandarim depois de perceber como o número de negócios entre brasileiros e chineses vinha aumentando, fazendo com que, consequentemente, a demanda pelo ensino da língua chinesa crescesse nos últimos anos. Também tive a oportunidade de fazer o curso e me apaixonei pelo idioma e pela cultura milenar do país.
Esse é outro ponto que vale ressaltar! A franquia não irá se desenvolver sozinha, apenas com o dinheiro que você estiver investindo, é preciso muita dedicação, tempo e amor pelo negócio para fazê-lo progredir! Atendendo esses requisitos, não tem erro, o sucesso é garantido!
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito