Vender é uma arte. Mas, com treinamento técnico e capacitações constantes, é mais fácil atender às necessidades do cliente, ampliar o ticket médio e fidelizar quem sai satisfeito por ter realizado uma boa compra. Com este raciocínio, a Dr. Shape, maior rede de franquias de suplementos alimentares e materiais esportivos do Brasil, desenvolve parcerias com seus fornecedores para que os franqueados recebam treinamentos técnicos sobre os produtos comercializados nas lojas. “No nosso ramo, quanto mais conhecemos sobre suplementação, detalhes dos produtos e seus diferenciais, melhor conseguimos ajudar os clientes em suas compras. Não é o caso de fazermos prescrições, mas de esclarecermos dúvidas entre as opções disponíveis na loja e ajudarmos o cliente a tomar as melhores decisões de compra”, explica Roberto Kalaes, franqueador.
Em janeiro, a Integralmedica, uma grande fornecedora de suplementos alimentares, recebeu os franqueados da Dr. Shape em sua fábrica para um treinamento.
Eles aprenderam sobre diversos produtos e suas características. “Foi um momento muito importante, inclusive, para eles levarem aos especialistas as principais dúvidas que surgem nas lojas. Como aprender nunca é demais, todos saíram satisfeitos”, comenta o franqueador.
A Dr. Shape percebe que, desde que implantou esse tipo de treinamento, o ticket médio das vendas aumentou. “Os franqueados conseguem replicar o conteúdo às equipes de vendas e, mais bem informados, todos atendem o cliente de maneira personalizada. O interessante não é empurrar produtos ou vender o que é mais caro, mas vender o que o cliente precisa para que ele volte e seja fidelizado. E é o que acontece a cada treinamento. A adesão dos franqueados é completa e eles pedem que nossa Universidade Corporativa programe mais visitas a fornecedores, acompanhadas de cursos”, finaliza.
Atualmente, a Dr. Shape está com 25 lojas inauguradas e outras 22 em fase de implantação.
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