Antes mesmo de se iniciar qualquer operação de uma franquia, os temas relacionados ao treinamento e capacitação de franqueados e seus colaboradores constituem a principal base estrutural do funcionamento do franchising. É a partir da gestão de pessoas que todo o know-how da marca é transferido às unidades da rede.
As franqueadoras costumam treinar o franqueado e sua primeira equipe, sendo que, cada vez mais, o treinamento é disponibilizado de forma contínua para que seja ministrado àqueles que tenham substituído um membro da equipe inicial.
Então vamos aos principais pontos deste importante processo:
Treinamento inicial
A partir do momento que o empreendedor adquire sua franquia, já é agendado pela franqueadora o primeiro treinamento, no qual é realizada uma imersão conceitual e cultural da marca.
Neste primeiro encontro, o franqueado deve conhecer em detalhes a rotina da empresa: os processos operacionais, as bases administrativas para a gestão do negócio, como iniciações financeiras e comerciais.
Também devem ser tratados os temas culturais e comerciais da empresa, tais como: perfil da organização, público-alvo, produto, abordagem, speech de vendas, processo de vendas e posicionamento da marca.
Administrativo e Financeiro
Durante os primeiros encontros com a franqueadora, também é importante o franqueado receber informações sobre o dia a dia administrativo da sua unidade: elaboração de contratos, custos com fornecedores, impostos, contas a pagar e a receber etc. Assuntos relacionados à Logística e Recursos Humanos também são abordados no treinamento inicial.
Produtos & Serviços
Franqueados e seus colaboradores devem conhecer a fundo o produto e/ou serviço que irão disponibilizar no mercado. Esta capacitação é muito importante e as franqueadoras geralmente disponibilizam profissionais experientes para ministrar as aulas. Dica: aproveite ao máximo todas as informações transmitidas sobre o seu produto e serviço, pois é aqui que estará a satisfação de seu cliente.
Capacitação Comercial
Após conhecer a fundo o produto, seu time vai receber da franqueadora a primeira capacitação comercial. A Área de Vendas é a “maternidade” de sua franquia. Este treinamento pode ser mais específico, de acordo com as características de cada praça onde o time comercial da franquia irá atuar. A capacitação comercial também pode ser realizada, por exemplo, em duas etapas: conceitos teóricos e processo de vendas, que nada mais é que o treinamento prático.
Manutenção dos padrões
Após a abertura da unidade, o franqueado é o responsável total da gestão de sua equipe. Deve realizar treinamentos, acompanhamentos e incentivos a todo momento, para colaboradores de todas as áreas. Porém, toda e qualquer capacitação deve estar de acordo com o que é compartilhado pela franqueadora, através de seus conceitos, termologia, propósito, valores etc.
A participação em congressos e eventos promovidos pela franqueadora é fundamental para a reciclagem e à troca de experiências entre os franqueados e colaboradores das unidades, além de estar sempre atualizados com as novidades oferecidas pela franqueadora.
A Ronaldo Academy é referência no mercado de franquias quando se fala em treinamento e capacitação de seus franqueados e colaboradores. O novo franqueado, antes mesmo de iniciar sua operação participa do TNF (Treinamento de Novos Franqueados), no qual receberá toda a orientação necessária para a gestão do negócio.
Também desenvolve capacitações comerciais e sobre a Metodologia Be Phenomenal, que é exclusiva e necessita de reciclagens a todo momento. Por isso são realizados eventos presenciais e também treinamentos on-line para que os profissionais das unidades possam prestar o melhor serviço aos clientes.