Maior fluxo e foco de pessoas na compra e a segurança são algumas das principais vantagens que fazem com que as redes de franquia optem pelos shoppings como pontos de venda preferencial para suas marcas.
Famosos por alugueis mais salgados e uma negociação complexa, os Shopping Centers não tiveram um ano bom em 2016 e pela primeira vez em mais de uma década fecharam mais unidades do que abriram. Porém, tudo aponta para uma retomada do crescimento neste ano e maior maleabilidade para negociar os alugueis e luvas justamente devido a baixa do ano anterior pode ser uma boa oportunidade para quem quer abrir novas unidades em 2017.
Com quase que a totalidade de suas redes instaladas em Shopping Centers, as franquias do grupo Technos, Euro e Touch, acreditam que entre as vantagens está principalmente no foco do consumidor que já vai ao shopping predisposto a comprar e a segurança proveniente do shopping para o modelo de quiosque. Além, claro, do fluxo de pessoas, muitas vezes maior do que pode-se conseguir em um ponto de rua.
“O investimento de aluguel no shopping é alto, mas pode-se negociar esse valor de tabela. Na nossa operação, que é toda com quiosques, temos uma vantagem clara: não existem luvas para esse modelo de negócio”, explica Renata Barbieri, gerente de expansão das redes Euro e Touch.
Ambas as redes estão em expansão que querem abrir suas novas unidades principalmente nos shoppings de São Paulo, interior do Estado e também nas grandes cidades da região sul.
Outra rede que também é focada em Shopping Centers é a Mr Cheney, rede de cookie stores, que atualmente a rede possui 64 unidades em operação: 55 franqueadas e 9 próprias. Mais de 90% das unidades estão instaladas em Shoppings Centers em a expansão segue essa premissa. São vendidos em toda as unidades mais de 664 mil cookies por mês, uma média de 3.300 clientes atendidos. O valor do investimento inicial com a taxa de franquia é de 350 a 400 mil reais, com capital de giro de 40 mil reais e lucratividade entre 8% à 35%.