Procurado para passar credibilidade e confiança às pessoas, o embaixador de uma marca, através dessas frentes, possui o poder de levar muita visibilidade para quem o contrata. Assim, atores, celebridades, subcelebridades e até mesmo estrelas do esporte, são usados como promotores éticos de marcas e produtos, no qual, se identificam e até mesmo usam, e se tornam defensores dos mesmos.
Essa ação por sua vez, é bem aceita pelo público que acaba se tornando consumidor. A estratégia tem sua realidade reforçada pelas pesquisas. Segundo um estudo da Nielsen, 92% dos compradores confiam mais em produtos que são indicações de amigos e conhecidos, 70% afirma que a indicação de desconhecidos também influencia a compra. O mesmo estudo aponta que as indicações de defensores da marca são 50% mais eficazes do que de pessoas desconhecidas.
Recentemente, a Gigatron Franchising (franquia especializada em software de gestão) apostou na medida e convidou um dos maiores especialistas em vendas do Brasil para ser seu embaixador, o Thiago Concer.
“O Concer já conhece de ‘perto’ a Gigatron há muitos anos, essa proximidade aliada à sua excelente imagem no meio empresarial foi o que nos chamou a atenção. Ele é um dos principais palestrantes brasileiros quando o assunto é vendas e, assim, esperamos que ele possa levar a mensagem da Gigatron para esse público e nos ajudar a expandir os negócios”, justificou o diretor executivo da franquia, Marcelo Salomão.
Thiago, além do posto de especialista em vendas, é sócio fundador do IEV, a maior escola de vendas do país, é líder do movimento #OSV (Orgulho de ser vendedor) – o maior movimento de profissionalização e valorização da profissão de vendedor por aqui – e é pelo 4º ano consecutivo (2015, 2016, 2017 e 2018) o treinador de equipes comerciais mais contratado do Brasil.
Prospecção nas vendas
Embaixador por um ano, Marcelo acredita que o profissional promoverá uma intensa onda de prosperidade de forma geral. E, por isso, impulsionará a figura de Thiago a divulgador dos produtos e do modelo de negócio. Para reforçar essa frente, a marca produzirá materiais digitais para campanhas na internet usando a imagem dele.
“Essa é a primeira vez que apostamos em um ‘embaixador’. Começaremos trabalhando firme no online. Todo mês teremos um stories em redes sociais, faremos a gravação de vídeos técnicos e institucionais sempre com foco em venda, e no final do ano ele será nosso palestrante na convenção da rede”, conta Salomão.
O diretor revela que pretende promover mais ações nesse sentido e, desde já, alinha possíveis candidatos para serem embaixadores da marca futuramente. “A médio e longo prazo, já estamos estudando pessoas que gostam da nossa marca e que possam nos representar num futuro próximo, para que essa onda de crescimento não pare. Acreditamos no resultado e sabemos que haverá um bom retorno. Por hora, com as ações atreladas ao Thiago, nosso objetivo é conquistar 30 novas franquias e 100 afiliados”, finalizou.
Microfranquia
Com aproximadamente 70 unidades franqueadas por todo o Brasil, a Gigatron é sinônimo de crescimento para pequenas e médias empresas, profissionais liberais e autônomos. Isso porque o produto desenvolvido pela franquia auxilia exatamente na gestão do negócio, possibilitando a otimização e agilidade dos processos através da tecnologia – independente do nicho ou tamanho do negócio.
Tal atuação é bem aceita no mercado, e por isso, a Gigatron aposta nos seus franqueados para espalhar seus serviços por todo o Brasil. São dois modelos de negócio no formato franquia: home office e loja física, com valores de investimento de R$10.500 e R$13.500, respectivamente. Já o programa afiliado, possibilita ao investidor promover a venda de produtos em SaaS da Gigatron para o varejo e prestadores de serviços sem a responsabilidade de fornecer suporte e atendimentos. Ele ganha em cima das vendas. Até 2020, a expectativa da marca, impulsionada principalmente nessas estratégias de marketing, é de que haja mais 100 novas unidades e 100 novos afiliados.