The Best Açaí, rede brasileira de açaí e sorvetes self-service, pretende faturar 350 milhões em 2023

Três jovens empreendedores começaram com apenas R$ 5 mil cada; cinco anos depois a marca soma mais de 200 franquias pelo país e abre uma loja a cada 42 horas

A resposta é unânime quando recebem a pergunta sobre qual foi o motivo de lançarem uma operação no segmento de açaí: ‘ter renda’, contam, em meio a sorrisos, Mateus Bragatto, Mateus Queiroz e Sérgio Kendy, fundadores da rede The Best Açaí. O propósito, segundo eles (que na época eram recém-formados em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Londrina), veio com os meses, após muito trabalho. A rede, que tem apenas cinco anos, faturou 215 milhões em 2022 e pretende chegar aos 350 milhões neste ano, atingindo 300 unidades, entre franquias e lojas próprias.

Atualmente o propósito é bem definido e tem guiado o crescimento exponencial: democratizar o consumo da fruta no Brasil e no mundo. Com a premissa de oferecer qualidade e diversidade de opções em um modelo self-service focado na experiência do consumidor, a marca já opera no Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. “O nosso cliente tem a liberdade de escolha. Seja uma opção mais leve, com foco nos benefícios do insumo ou com inúmeras combinações. Crianças, jovens e o público mais sênior conseguem adequar aos seus paladares, tornando o The Best Açaí um local que reúne toda a família. Da nossa parte, garantimos a qualidade de todos os produtos, padronização e a criação de um ambiente acolhedor”, explica o CEO, Sérgio Kendy.

O modelo de franquias surgiu após o primeiro ano de operação, em 2018, a partir dos questionamentos de diversos clientes. Isso porque, segundo Kendy, a qualidade sempre foi o norteador da marca. “Em meio a complexidade de abertura da primeira loja em 2017, momento que fazíamos desde a compra e frete dos insumos até o atendimento ao cliente e limpeza de loja, a qualidade sempre foi prioridade. Não à toa, com apenas quatro meses de operação, começamos a ser questionados sobre a possibilidade de franquear”, conta Kendy. Atualmente a The Best Açaí tem 200 lojas, sendo 10% operações da franqueadora.

A rede produz o próprio açaí e sorvetes, sendo 12 e 24 opções respectivamente, na Amadelli – fábrica e distribuidora dos produtos The Best Açaí. A operação está localizada em Londrina, no Paraná, e tem 1.900 m² de área construída. Para acompanhar a expansão das franquias e, consequentemente, o aumento da demanda, em janeiro de 2023 se iniciou o projeto de expansão, com investimento próprio de aproximadamente 15 milhões e que irá agregar mais de 2.000 m² de estrutura. “O crescimento exponencial da rede demandou também o aumento da produção. A previsão de conclusão é para julho e com ela conseguiremos atender a capacidade produtiva de 50 toneladas/dia e 170 toneladas de armazenamento com a câmara fria”, conclui Sérgio Kendy.

Para 2023 o CEO adianta que o projeto de expansão prevê a abertura de mais 100 lojas e diversas ações voltadas à tecnologia e consumidores. “O APP está em fase beta e a tecnologia é nossa. Com ele conseguiremos acompanhar e entender o comportamento dos nossos clientes com pedidos personalizados, clube de benefícios, entre outros”, finaliza o CEO.