Com a high-tech cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, a tecnologia em nuvem vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. Para 2020, a expectativa é de que este mercado – a nível global – vá crescer 17%, movimentando US$ 266,4 bilhões, segundo projeções da consultoria Gartner. Estimativas apontam que em 2022 o setor chegue a bater US$ 354,6 bilhões – acumulando mais de 55% de alta até lá.
Segundo o levantamento, software como serviço vai se manter como o maior segmento do mercado de nuvem, representando 43% do total ou US$ 116 bilhões do valor de mercado estimado para este ano. Em seguida, o segmento de infraestrutura como serviço vai movimentar US$ 50 bilhões.
Marcelo Salomão, diretor executivo da Gigatron Franchising (franquia especializada na criação de software) diz que nos próximos anos os investimentos em estratégias de nuvem continuarão sendo prioridade, principalmente no mercado empresarial. “Cada vez mais as empresas buscam otimização em seus processos, e esse é um caminho importante para seguir e implementar os softwares de gestão. É uma tendência global que vem facilitando a vida do empresário em seus controles e principalmente em tomadas de decisão”, comenta.
O executivo desde o ano passado vem incorporando a tecnologia à marca. Por lá, representa essa frente o Gigatron Cloud. Faz parte dele: o Virtuozo, Meu Restaurante e o Giga Drive.
O Virtuozo é um sistema de gestão operacional cuja função é permitir, por meio de seus indicadores e gráficos, que o usuário faça uma gestão financeira pessoal ou de sua empresa. Já o segundo, é um software destinado ao setor de alimentação, no qual proporciona uma gestão mais assertiva e detalhada sobre o fluxo de caixa. E o último é um programa que oferece uma automação de envios de documentos em nuvem. Plataforma que facilita a comunicação das empresas com o escritório de contabilidade, armazenando e enviando arquivos em tempo real em um processo automático.
Bom desempenho
Marcelo reforça que a proposta do Service (SaaS / tecnologia em nuvem) é ajudar na rotina das PMEs. Ou seja, melhorar o desempenho do planejamento e gestão, e agilizar processos sem que para isso sejam necessários investimentos em hardware próprio. De preço acessível com os custos ligados diretamente ao consumo, todo o modelo é baseado no aluguel.
Entre os principais benefícios:
1. Redução de custos: soluções em nuvem têm um menor custo comparado com as em desktop que precisam ser implantados na máquina do cliente.
2. Redução de Infra e Manutenção: como se trata de uma solução em nuvem, ela obviamente fica hospedada em nuvem, e assim, o cliente consegue reduzir o custo com servidores e espaço.
3. Foco no negócio: o empresário não precisa se preocupar tanto com a infraestrutura interna, manutenções periódicas e emergenciais, backups de seus dados e atualizações manuais de softwares ao usar o SaaS.
Um fator importante é que a solução é segura. “Backups frequentes e garantia de integridade das informações hospedados deixam de ser uma preocupação e passam a ser mais uma parte do serviço oferecido, sem requerer nenhuma intervenção ou ação vinda de sua equipe, garantido que todo o processo passa por um funil de segurança sem passagens por humanos”, reforça o diretor.
Oportunidade de negócio
Desde o lançamento (em março de 2019) a Gigatron e suas cerca de 60 unidades vem registrando uma boa procura pela tecnologia: um crescimento considerável no volume de leads. Os resultados, ótimos para a rede, fazem parte de um plano no qual a médio prazo tem a intenção de migrar 80% dos clientes finais para soluções em nuvem, além de garantir a abertura de novos.
Para quem quer começar o ano com o negócio próprio e pensa em faturar com um segmento em alta, esta é uma oportunidade. A Gigatron atua no mercado de franquias com dois modelos de negócios: home office e loja física.
A modalidade home office exige investimento de R$10.500 mil, já incluindo taxa de franquia e capital de giro. O lucro líquido R$3.500; taxa de retorno de um a 12 meses; não cobra taxa de royalties e ainda possibilita ao franqueado atuar de acordo com seus próprios horários.
Para quem prefere a estrutura completa de uma loja física, o investimento inicial é de R$13.200,00, já incluindo a taxa de franquia, capital de giro e taxa de instalação. O lucro líquido é de R$4 mil; taxa de retorno de três a 12 meses; e também não possui taxa de royalties.
E os trabalhos funcionam assim: basicamente o candidato à franquia é credenciado e homologado com todos os softwares da rede, em seguida ele vai até o possível cliente, identifica a necessidade e na sequência faz a implantação da solução em software solicitada. A monetização vem através de uma receita recorrente, por conta da utilização do software, no qual, o cliente final paga uma mensalidade para o franqueado. “E a partir daí o ele começa a ir à campo realizando atendimentos e a prospecção de novos clientes”, fala o empresário.
E para que ele inicie os trabalhos, a rede oferece um suporte completo. Faz parte dessa oferta: apoio comercial, marketing, técnico, auxílio para converter novos clientes e a manutenção para ter o melhor desempenho possível do operacional da franquia, entre outros. “Oferecemos todo o suporte inicial para desenvolvimento das habilidades, funções dos softwares e equipamentos operacionais. Em seguida é feito a liberação do suporte comercial, com estratégias de expansão. Na sequência, o setor de marketing cria todo conteúdo gráfico e digital. E por fim, o suporte técnico é oferecido para sanar dúvidas”, explica o empreendedor.
E além disso, a Gigatron prepara o investidor por meio do treinamento que é feito em duas etapas. “A primeira é realizada online na plataforma Giga EAD, já a segunda, é o treinamento prático e a homologação. Após concluir esse processo e enviar a documentação, o franqueado pode dar início a comercialização dos softwares”, finaliza.