Tendência de franquia para 2025: cursos profissionalizantes colocam jovens e adultos para o mercado de trabalho!

Em 2023, muitos jovens não estavam estudando. Segundo dados do IBGE, um total de 10,3 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos encontrava-se nessa situação

Chega um novo ano, e entre os planos de muitas pessoas está o sonho de conquistar um negócio próprio, alcançar a independência financeira, ter mais autonomia e melhorar a qualidade de vida, equilibrando melhor o tempo entre a vida pessoal e profissional. Para muitos, a ideia de ser o próprio chefe e ter controle sobre suas decisões é uma motivação poderosa. Além disso, o desejo de obter liberdade financeira, sem depender exclusivamente de um salário fixo, tem levado um número crescente de pessoas a explorar alternativas no mundo do empreendedorismo.

Cerca de 51 milhões de brasileiros manifestam interesse em abrir seu próprio negócio nos próximos três anos, segundo a pesquisa da GEM (Global Entrepreneurship Monitor), realizada com o apoio do Sebrae.

“Investir em um negócio de educação pode ser uma excelente oportunidade, pois o setor educacional oferece diversas vantagens, tanto em termos de estabilidade quanto de crescimento. A educação é uma necessidade fundamental e está sempre em alta demanda, independentemente da situação econômica. Com o aumento do interesse por capacitação profissional e cursos online de educação continuada, o setor tende a crescer de maneira consistente”, destaca Rogério Silva, COO do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos).

Por que investir em uma franquia de cursos profissionalizantes?

Cursos profissionalizantes inserem jovens e adultos no mercado de trabalho, fornecendo a qualificação necessária para atender às exigências de um mercado cada vez mais competitivo e em constante transformação. Com a rápida evolução das tecnologias e a adaptação das empresas a novas tendências, as habilidades requisitadas estão mudando, demandando profissionais capacitados e preparados para enfrentar os desafios do futuro.

Em 2023, muitos jovens não estavam estudando. Segundo dados do IBGE, um total de 10,3 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos encontrava-se nessa situação, representando uma taxa de 21,2%.

Uma escola profissionalizante pode atrair pessoas que estão há algum tempo sem estudar e buscam se profissionalizar, pois oferece uma solução prática, acessível e direcionada para quem deseja melhorar a qualidade de vida e conquistar novas oportunidades no mercado de trabalho. Para quem procura um curso de curto prazo, com foco em praticidade e teoria aplicada, o curso profissionalizante é a opção ideal.

“No Cebrac, por exemplo, oferecemos cursos com horários flexíveis, nas modalidades presencial, online ou híbrida, permitindo que alunos com compromissos, como trabalho ou família, possam estudar sem prejudicar suas rotinas. A mensalidade é mais acessível para o aluno. Além disso, muitos cursos ensinam habilidades que podem ser aplicadas em negócios próprios, como nas áreas de beleza, tecnologia e vendas, o que também atrai novos alunos que buscam se tornar empreendedores”, explica Rogério Silva.

Franquias de educação representam um mercado em expansão, e a educação profissionalizante está em alta demanda devido à necessidade de formação rápida e prática para atender às exigências do mercado de trabalho. Com as constantes transformações tecnológicas e sociais, há uma busca crescente por qualificação em áreas como tecnologia, administração, saúde, serviços e idiomas.

Veja mais 3 motivos para investir em negócio de franchising no ramo educacional:

Motivo 1. Receita recorrente: os alunos geralmente pagam mensalidades durante todo o período do curso, gerando um fluxo constante de receita para o franqueado. Essa previsibilidade financeira é um grande diferencial, pois permite um planejamento mais eficiente, tanto para a operação diária quanto para investimentos futuros.

Motivo 2. Não há produtos perecíveis: é atrativo porque os produtos oferecidos, como cursos, materiais didáticos e serviços educacionais, não têm prazo de validade. Esse aspecto reduz o risco de prejuízos por perdas de estoque e elimina a necessidade de gerenciamento de itens com validade limitada.

Motivo 3. Trabalhar com um propósito: como empreendedor no setor educacional, você está contribuindo para a formação de cidadãos mais preparados, profissionais mais qualificados e pessoas mais confiantes em suas habilidades e potencial.