A economia que começou a tomar fôlego, mesmo sendo de forma lenta, e o desemprego elevado dos últimos meses no Brasil, não foram empecilhos para que o setor de alimentação registrasse um crescimento de 6%, somente no primeiro trimestre deste ano em comparação com 2016. O faturamento passou de R$ 9,415 bilhões para R$ 9,935 bilhões. É o que revela a Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor realizada recentemente pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).
Ainda em relação à pesquisa, somente neste primeiro semestre, o setor conquistou novas unidades no franchising e somam 2% das novas instalações no país.
Esse crescimento é alavancado pela tecnologia, que traz comodidade para quem compra e também por uma maior diversidade de estabelecimentos que oferecem o serviço. O brasileiro está cada vez mais buscando serviços que oferecem uma melhor agilidade, tanto na hora de produzir como também para entregar o produto. Embora os pedidos por telefone continuem sendo uma opção bastante utilizada, o futuro da entrega de alimentos está em plataformas digitais que já reúne milhares de estabelecimento em todo o país, e acabam oferecendo uma maior comodidade para aquele que quer consumir algo novo sem sair de casa.
Conforto em casa
O empresário e diretor executivo da franquia Fórmula Pizzaria, Henrique Mol, comemora esses últimos resultados alcançados pelo setor. Segundo ele, a rede que entrou para o franchising, no ano passado, alcançou R$ R$ 1.764.000,00 milhão em faturamento. E as expectativas para este ano são ainda mais animadoras, já que a marca pretende encerrar 2017 com R$ 5 milhões em faturamento.
“Os consumidores estão buscando cada vez mais a comodidade de suas residências para a alimentação, isto acaba refletindo diretamente em setores como o nosso. Aumento da violência em algumas cidades também tornam o serviço de delivery uma opção mais segura ao invés de sair para comer. Outro cenário mostra ainda que as pessoas que estão mais atarefadas com trabalho, não tendo o tempo suficiente ou habilidades criadas para produzir alimentos em casa, e encontram o delivery como opção”, avalia Henrique Mol sobre o consumo dos brasileiros nos últimos tempos.
A Fórmula Pizzaria se destaca no mercado tendo como ponto alto a qualidade no produto, experiência positiva no contato do cliente com as unidades e rapidez na entrega dos pedidos. O foco principal da rede é o serviço delivery. O cliente consegue fazer os pedidos por telefone, site, balcão da unidade e aplicativos como Ifood e Pedidos Já. “A maioria dos nossos pedidos são para entregas delivery, o que representa uma média de 75% dos pedidos recebidos pelas unidades”, enfatiza Henrique Mol.
Atualmente a marca possui 9 unidades somente em Belo Horizonte (MG), mas com projeto em execução de expansão para diversas regiões no país. Somente este ano a franquia pretende ampliar seus negócios e criar 3 unidades no Nordeste; 2 em São Paulo e no Rio de Janeiro, e 1 unidade em Santa Catarina, Espírito Santo e Distrito Federal, além de outros locais que estão sendo estudados pela marca, se tornando uma das maiores redes de franquias especializada no mercado tradicional de pizzas.