Tantô Temakeria adota estratégia de crescimento em espiral

Franquia especializada na culinária japonesa foca na busca por investidores da região Sudeste para que eles fiquem mais próximos da franqueadora

O Sudeste, principalmente o estado de São Paulo, é conhecido por concentrar centros comerciais importantes e reunir bom público consumidor, já que o desenvolvimento das grandes cidades acumula condições econômicas favoráveis para quem quer empreender.

Além de reunir 42% da população brasileira (somente no estado de São Paulo são 46,6 milhões de pessoas), a região concentra o maior PIB do país. E é no Sudeste que a franquia Tantô Temakeria está de olho em busca de novos investidores. Mas não é somente esse ambiente propício para os negócios que chamou a atenção da rede para a expansão do empreendimento. Por estar localizada em São José do Rio Preto, interior de SP, a franquia quer crescer de forma espiral para que os franqueados fiquem próximos à franqueadora nesse primeiro contato.

“Após um estudo cuidadoso do negócio queremos expandir de forma inteligente, onde o planejamento se faz necessário. Somos recém-chegados ao mercado de franquias e acreditamos que para explorar um novo público consumidor, bem como novos mercados, grandes distâncias requerem altos custos e muita preparação. Daí a necessidade de crescer de forma planejada, o que possibilita ainda acompanhar de perto a operação, manter a padronização e verificar o desempenho e gestão dos franqueados”, analisa o diretor comercial da Tantô, Marcelo Verdi.

Um passo de cada vez

O crescimento espiral é muito adotado pelas novas redes de franquias, inclusive do setor de alimentação que geralmente requer um planejamento, não somente a questão ligada ao suporte, mas também a logística dos insumos.

Pense no formato em espiral, na qual ele é uma linha curva que se desenrola a partir de um ponto e que vai se afastando gradativamente. Pois bem, as franquias que adotam essa estratégia de expansão iniciam com um número reduzido de operações em locais próximos à matriz. Com o tempo e maior maturidade do negócio, vai alcançando novos mercados e ganhando força.

Seguindo esse planejamento, Verdi revela que cidades acima de 60 mil habitantes são favoráveis a receber uma operação da Tantô, como por exemplo, Ribeirão Preto, Araçatuba, Marília e Franca. Por estarem a uma distância de até 500 km da franqueadora, outro ponto positivo dessas localidades é o potencial de consumo.

Franchising no estado de São Paulo

Estado propício para se fazer negócios, São Paulo está no foco de muitas franqueadoras que querem expandir os negócios, inclusive cidades menores, como é o caso da Tantô. “Cidades fora da capital tem maior possibilidade de negociação, pois o aluguel é mais em conta que as capitais, gastos com estrutura, a logística também fica mais fácil, enfim… as chamadas interiorização do potencial de consumo tem se tornado atrativas, pois o consumo é tão alto quanto das capitais”, avalia o diretor comercial da Tantô.

Somente em 2021 o número de unidades no estado paulista cresceu 10,9% em comparação com o ano anterior, e hoje soma 57.045 unidades, segundo dados divulgados pela ABF. O número de novas redes também aumentou 6,4%, com 1.474 marcas presentes pelo estado. Com a confiança do consumidor aumentando em relação à economia, fez com que o setor de franchising em São Paulo arrecadasse mais de R$ 62 milhões durante o período analisado, ou seja, um aumento de R$ 7,1%.

O segmento de alimentação – food service representa 20,6% de participação das unidades, seguida por serviços e outros negócios (19,6%), saúde, beleza e bem-estar (15,2%), e moda (11,3%).

“Optamos em crescer de forma espiral porque acreditamos que essa é a melhor maneira para fortalecer a atuação da marca para então conquistar novos mercados”, finaliza o diretor comercial.