Sucesso de uma microfranquia vem com trabalho e foco

Publicado em 18/09/2014 por Bruna Santos de Souza | Ultima Atualização em 03/12/2014

A concorrência ajuda no caminho para o êxito da franquia, disse diretor de operação e expansão da Resolve Franchising.

Muito se fala quando o assunto é sucesso de uma franquia, principalmente quando ela é uma microfranquia. Dizem também que atingir esse status é difícil, mas a quem não concorde. Na verdade, ter êxito nos negócios não é complicado, todavia exige trabalho e foco. Estudar e entender o que se passa no mercado é importante tanto para o franqueador tanto para o franqueado. Uma franquia de sucesso é em geral um resultado positivo para toda a rede de franchising. 


Evandro Pinotti, diretor de operação e expansão da Resolve Franchising, explicou que é importante que o empresário tenha uma veia empreendedora e deve estar preparado para os desafios que podem existir durante os anos de vida da franquia. “É evidente que um conhecimento prévio sobre gestão contribui para uma caminhada mais suave, mas isso precisa estar associado à vontade de vencer, de superar desafios, de engajar as pessoas e, acima de tudo, de estar ciente que nosso propósito é auxiliar nosso cliente a resolver questões do seu dia a dia de forma tranquila e segura”, salientou Pinotti.


De acordo com Evandro para que uma franquia seja de sucesso é importante que o empresário se lembre sempre que a parte mais importante do negócio é o cliente satisfeito com os serviços oferecidos. O diretor explicou que “para isso, é importante ter um time preparado e ciente de seu propósito, do propósito da rede e um franqueado engajado nesse sentido. É evidente que retorno financeiro, uma boa margem e uma baixa rotatividade do time também fazem parte”. 


A concorrência segundo Pinotti auxilia na caminhada pelo sucesso. Ele lembrou que “ela ajuda, nos dá direcionamento de onde devemos oferecer nossos diferenciais e as bases para construímos nossa política de atendimento”. 


O investimento baixo em microfranquias pode auxiliar na obtenção mais rápida do sucesso e do retorno financeiro, mas Evandro ressaltou que “ao demandar um investimento menor há um prazo de retorno menor, o que não quer dizer que o empenho e a dedicação para buscar esse resultado sejam menores. Ser uma microfranquia não quer dizer que os desafios sejam menores, que as oportunidades sejam menores. Elas existem e devem ser encaradas com seriedade e compromisso com bons resultados”.


A Resolve Franchising conta com 600 unidades divididas em Dr. Resolve, Dona Resolve e o Instituto da Construção. Destas 100 unidades estão na Colômbia, 60 no México e já começaram operações no Panamá. A rede foi criada em 2010, com a marca Doutor Resolve. Um ano depois surgiu o Instituto e em 2013 a Dona Resolve. Todas estas surgiram da necessidade e da demanda do mercado. A falta de profissionais especializado e um negócio formalizado na área de serviços e construção civil. 


A marca tem quatro anos e já pode ser considerada um sucesso. O diretor de expansão falou que “Embora jovens, crescemos rápido e esse crescimento pavimentou a caminhada para uma história de sucesso, que acreditamos que pode ser ainda maior. Atualmente, somos a maior Rede de Reparos no Brasil. Também estamos presentes na América Latina” e concluiu que “somado a isso, temos outras possibilidades de expansão não apenas na América Latina e em outros países. Essa caminhada somente foi possível pois havia uma grande necessidade de mercado que monitoramos e passamos a atender, o que nos auxiliou a iniciar essa história de sucesso”. 


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Palavras-chaves: Franquias , Franqueados , Microfranquias , Resolve Franchising , Gestão de franquias