Stylebar inicia expansão nacional da marca e planeja dobrar o número de unidades em 2024

Rede de franquias de beleza inaugurou primeiro ponto fora de São Paulo, e deve chegar a R$15 milhões de faturamento este ano

Após o sucesso da inauguração em Recife, primeira unidade do Stylebar fora do Estado de São Paulo, a marca se prepara para iniciar sua expansão nacional este ano. Pioneira no segmento de “easy beauty” no Brasil, a rede de salões de beleza conta atualmente com nove lojas – oito em São Paulo e uma na capital pernambucana. Para este ano, o planejamento é de abrir mais cinco novos pontos, que devem fazer o faturamento superar R$20 milhões. Com as nove unidades atuais, a expectativa é chegar aos R$15 milhões.

Para os próximos meses estão previstas novidades em Jardim Paulista e Granja Viana, ambas na capital, e outros contratos em negociação para pontos no Nordeste e Sudeste. De acordo com Gisela Prochaska, uma das fundadoras da rede, o objetivo é transformar a marca na principal referência do setor.

Hoje somos uma referência quando falamos de salões de beleza na cidade de São Paulo, e a ideia agora é levar esse nome para as demais regiões do país. Abrimos a primeira unidade em Pernambuco e deu muito certo! Nosso plano é terminar o ano com pelo menos um Stylebar em cada região do Brasil, de norte a sul – explica a CEO da rede.

Em 2023, com apenas cinco unidades, a marca teve um faturamento de R$11,5 milhões. Os resultados positivos do negócio podem ser relacionados a alta margem de lucro (25%), decorrente da padronização dos atendimentos. Deborah Paulino, também CEO e fundadora, explica o motivo dos números.

O principal vínculo do cliente é com o serviço, e não com o colaborador. Todo o processo é pensado de forma para otimizar o atendimento, desde o catálogo de serviços, a arquitetura convidativa e até a linha de produtos próprios, que desenvolvemos baseado nesse princípio. Por isso, não existe a necessidade de hora marcada e nem aqueles atendimentos demorados, por isso a beleza com praticidade (“easy beauty”) – explica.

Outro elemento que impacta diretamente na alta receita é o baixo custo de produção – eles utilizam uma linha própria de cosméticos, todos naturais e veganos, com embalagens 100% recicláveis. Isto permite que os preços se mantenham abaixo da média do mercado. Os valores variam de acordo com o penteado e tratamento – entre R$100 e R$350.

Pioneiras no segmento de beleza

Em mais de 20 anos de experiência no mercado de eventos corporativos, Gisela Prochaska, de 62 anos, e Deborah Paulino, de 58, sentiam a falta de um lugar que as deixasse prontas para sair com rapidez e qualidade. Idas aos salões de beleza eram uma atividade demorada e custosa. Assim nasceu o Stylebar – um bar de beleza com um cardápio selecionado de estilos que atende a principal necessidade da mulher moderna: beleza com conveniência.

Fundada em 2018 no Jardins, região metropolitana de São Paulo, a rede é pioneira no conceito “Easy Beauty”, que propõe um atendimento dinâmico e ágil, com valores acessíveis e sem necessidade de hora marcada – “A cliente chega, escolhe o serviço em um catálogo prévio que chamamos de Stylebook, e em pouco menos de uma hora (na maioria dos casos) sai do salão pronta para aproveitar”, explica Gisela Prochaska, fundadora e CEO da marca.

Com uma arquitetura moderna e convidativa, projetada para agilizar o fluxo de atendimento, o Stylebar é um convite à agilidade e rapidez nos serviços de beleza – “acreditamos que beleza não tem hora, então um dos nossos valores é que o cliente não espere”, completa, pontuando também o serviço do estabelecimento, que funciona de domingo a domingo, sem parar.

De mãe e filhas, um negócio de família

A ideia para o negócio surgiu durante uma viagem de Gisela aos Estados Unidos, quando visitava sua filha, Luiza Justus, em Nova York. Passeando pela cidade, as duas perceberam que os salões de beleza norte-americanos eram totalmente diferentes do que conheciam por aqui, já que oferecem serviços rápidos e ambientes mais aconchegantes. Foi então que decidiram trazer a ideia para o Brasil.

Para isso, Gisela chamou sua amiga e sócia Deborah Paulino, que trouxe consigo suas duas filhas, Bianca e Carolina. Enquanto as mães assumem o negócio de forma sistêmica, as filhas são responsáveis por alguns dos principais pilares da marca – Luiza assume a direção criativa, além de gerenciar sua própria unidade, no Jardim Paulista, Carolina é a arquiteta responsável por desenhar todas as unidades e Bianca fica à frente da StyleAcademy, uma escola profissionalizante do grupo.

Assim, as cinco criaram um negócio familiar que rapidamente se tornou um fenômeno – “Um salão de beleza é o ponto de encontro de mulheres de diferentes gerações, então nada mais justo que trazer isso pra dentro do nosso negócio”, acrescenta Gisela.