Sorridents inaugura oito unidades na capital e interior paulista

A Sorridents, maior rede de clínicas odontológicas da América Latina, com mais de 24 anos de atuação no mercado brasileiro, inaugurou no último bimestre – maio e junho – oito unidades no Estado de São Paulo. Na capital, as novas clínicas estão instaladas nos bairros de Campo Limpo, Jardim Helena, Parque Imperial, Vila Gustavo e Jd. Mitsutani. Já em outros municípios, a rede inaugurou a primeira unidade em Salto e avança o crescimento na região, com formato de negócio pensado exclusivamente para locais com menos de 100 mil habitantes; Guarujá, no litoral sul, também ganhou sua segunda unidade; por fim, houve a inauguração da 7ª clínica em São Bernardo do Campo, município do ABC Paulista.

Com essas aberturas, a marca alcança o número de 307 clínicas odontológicas em 15 estados brasileiros. A previsão para 2019 é inaugurar mais 60 e fechar 2019 com 360 unidades em funcionamento.

Sobre alguns dos novos franqueados da Rede Sorridents

Após a experiência com a maternidade, a empresária Vanessa Sala, 29, buscava um negócio seguro para investir. Conheceu a Sorridents por intermédio de seu enteado, Danilo Claret, 26, dentista especializado em implantondontista. Ele trabalhava na rede e tinha um encantamento fora do normal pela marca, exatamente por conhecer os processos internos e saber da preocupação na oferta de tratamentos odontológicos de qualidade. Alex Claret, 44, se juntou à dupla e, hoje, os três são sócios da unidade de Salto. “Conheci a marca porque morava em São Caetano e tinha uma clínica gigante lá, mas o que me chamou a atenção foi o encantamento do Danilo, que trabalhava na unidade de Indaiatuba e falava muito da qualidade e alta movimentação de pacientes”, relembra a empresária, que projeta a abertura de uma segunda clínica até o final do ano. 

Cátia Hashizume, 46, e Fábio Shiozawa, 46, são os franqueados da unidade em Vila Gustavo, na Zona Norte da capital paulista. Cátia é administradora e atuava no ramo de educação. Fábio, seu esposo, era dentista na rede. Eles conversavam sobre o negócio Sorridents e ela visualizou que o modelo de franquia era um negócio interessante. Ambos tinham o sonho de empreender e começaram a estudar o mercado. Nesta época, um consultor da franquia proporcionava visitas em vários lugares e regiões diferentes. Assim, puderam esclarecer todas as dúvidas e, em três meses, inauguraram a clínica.

Quanto à unidade do Jardim Helena, a dentista e empreendedora Flávia Reis, 40, já está em sua 4ª clínica. “Me identifiquei com a marca logo no início, quando tive a oportunidade de trabalhar com a Dra. Carla Sarni, presidente da rede, que é muito próxima dos franqueados e nos inspira a sermos melhores a cada dia”, revela Flávia. Com o sonho de ter o próprio negócio, partiu para um financiamento para obter a primeira clínica Sorridents. Depois de 18 meses, teve o retorno e seguiu com o plano de ser uma empresária de sucesso.   

Livia Temer e Suzana Nakamuro são as franqueadas que representam a Sorridents no Parque Imperial. Segundo Livia, o que a fez investir na clínica foi o fato de ser uma marca justa. “A Sorridents é uma empresa em que todos ganham. É boa para os dentistas, que têm reconhecimento profissional, e para os pacientes, que têm um tratamento adequado e com materiais de alta qualidade. O formato de negócio foi muito bem planejado para dar certo”, enfatiza a franqueada, que já está na segunda clínica Sorridents.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de saúde, beleza e bem-estar movimentou R$ 31 bilhões em 2018 (dado calculado até o 3º trimestre 2018), e a expectativa é que continue aquecido.  Para os novos investidores, as clínicas Sorridents são excelentes opções de investimento. O modelo Lite pede capital inicial a partir de R$ 230 mil por ter 60m² e é aderente às cidades com até 100 mil habitantes. Já a Máster exige investimento de R$ 450 mil. “O objetivo da rede é estar em todos os pontos do Brasil, a fim de democratizar a saúde bucal no País”, afirma Gislene Santos, Diretora de Expansão da Sorridents.

As metas da marca são baseadas nas possibilidades deste mercado que é uma ótima opção para investir mesmo em períodos de crise. O setor de franquias, segundo a ABF, faturou R$ 170 bilhões em 2018, um crescimento de 7% em relação a 2017, aumentou em 3,5% o número de unidades das redes e gerou mais de um milhão de empregos. Para 2019, a ABF espera um crescimento entre 8% e 10% em faturamento para o setor e 5% em geração de emprego. Em relação à posição da Sorridents no setor, ela está entre as redes mais premiadas do segmento de saúde e bem-estar e é a única marca de franquias de clínicas odontológicas que virou case de estudo na americana Harvard Business School, a mais importante escola de negócios do mundo. Em seu histórico está o prêmio de Selo de Excelência da ABF, o de Franquia 5 Estrelas, da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Outra importante missão da Sorridents são as ações sociais que ela realiza em diversas comunidades do país.