Sorridents inaugura 8º unidade no Rio de Janeiro

A Sorridents, maior rede de clínicas odontológicas da América Latina com 23 anos de atuação no mercado brasileiro, inaugurou em novembro a 8º unidade no Rio de Janeiro, em Nova Friburgo. Com a inauguração, a rede Sorridents alcança o número de 262 franquias presentes em 15 estados do País.  A previsão é conquistar mais 20 novas unidades em território carioca em 2019, devido a região estar promissora para negócios de saúde e beleza.  Segundo a ABF – Associação Brasileira de Franchising, o setor de saúde, beleza e bem-estar movimentou R$ 31 bilhões em 2018 (dado calculado até o 3º trimestre 2018) e a expectativa é que continue aquecido. A diretora de expansão da Sorridents, Gislene Santos, também enxerga potencial de negócios no estado. “Estudamos o mercado e nossos especialistas detectaram que o Rio de Janeiro está promissor para negócios de saúde e beleza. Como a oferta de saúde bucal também reflete na beleza das pessoas, considerando a estética odontológica, nosso negócio reflete nos dois setores que mais crescem no estado”, pondera a especialista. 

Diane Duarte Mussi, 45, junto com a sócia Manoela Mussi, são as franqueadas à frente do negócio Sorridents, em Nova Friburgo / RJ. Diane Mussi, é psicóloga e começou a olhar para o setor de franquias, por ser um mercado em constante expansão. Chegou a visitar duas feiras da ABF para pesquisar marcas com potencial de crescimento. A empresária considerou dois pontos na escolha pela marca, a credibilidade e o cunho social. “Acho bem importante empresas com olhar para projetos sociais, isto demonstra maturidade no negócio e preocupação com o próximo”, pondera a empresária. Em uma viagem à Orlando, Diane Mussi, conheceu a Dra. Carla Sarni, fundadora da Sorridents.  A partir daí esclareceu todas as dúvidas e iniciou o processo de aquisição da unidade. No último 26 de novembro, a empresária inaugurou a unidade junto com a sócia Manoela Mussi, ambas consideram o respaldo dado pela franqueadora como primordial para conseguir sucesso no negócio.  Neste primeiro mês já identificaram a busca por implantes como o serviço mais solicitado na unidade.

Para garantir o acesso ao dentista, as novas unidades Sorridents possuem meios para facilitar o pagamento dos tratamentos e incentivar a prevenção bucal dos pacientes. A primeira opção para poder concluir tratamentos completos sem comprometer o orçamento da família é o Cartão de Crédito Sorridents, fruto da parceria da marca com a financeira Sorocred, que permite o parcelamento sem juros. Já para garantir a prevenção e a realização de procedimentos emergenciais, as unidades oferecem plano odontológico, o a Sorriden, a fim de incentivar a ida ao consultório a cada seis meses, conforme recomendam os especialistas. Os planos disponíveis são: Empresarial, Plus, o Plus Orto e o Essencial Kids, direcionado ao público infantil. “Investir na prevenção é mais sábio do que tratar emergências. Diversos problemas podem ser solucionados se houver um acompanhamento periódico”, explica Maximiliano Freire, diretor do Sorriden.

Para novos investidores, as clínicas Sorridents são excelentes opções de investimento. O modelo Lite pede capital inicial a partir de R$ 230 mil por ter 60m², aderente às cidades com até 100 mil habitantes. Já a máster exige investimento de R$ 450 mil. “O objetivo da rede é estar em todos os pontos do Brasil, a fim de democratizar a saúde bucal no País”, afirma Gislene Santos, Diretora de Expansão da Sorridents.

As metas da marca são baseadas nas possibilidades deste mercado, que é uma ótima opção para investir mesmo em períodos de crise. O setor de franquias, segundo a ABF, faturou R$ 163 bilhões em 2017, um crescimento de 8% em relação a 2016, aumentou em 2% o número de unidades das redes e gerou mais de 1 milhão de empregos. Para 2018, a ABF espera um crescimento de 9% a 10% em faturamento para o setor e 3% a mais em número de unidades e geração de emprego. Em relação à posição da Sorridents no setor, ela está entre as redes mais premiadas do segmento de saúde e bem-estar e é a única marca de franquias de clínicas odontológicas que virou case de estudo na americana Harvard Business School, a mais importante escola de negócios do mundo.

Em seu histórico está o prêmio de Selo de Excelência da ABF, o de Franquia 5 Estrelas, da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Outra importante missão da Sorridents são as ações sociais que ela realiza. O Instituto Sorridents – ativo desde 2008 – leva atendimento odontológico para crianças, adultos e idosos em bairros carentes de todo o País por meio de unidades móveis, que realizam avaliações gratuitas com equipamentos de última geração e certificados pela instituição britânica ACFF (Aliança para um futuro livre de cárie).