A Sorridents, maior rede de clínicas odontológicas da América Latina, participa pelo nono ano consecutivo da 9ª edição da Expo Franchising ABF Rio, no Rio de Janeiro. Entre os dias 1º e 3 de outubro, a feira apresentará 260 marcas do segmento do franchising que, no momento, é visto como uma alternativa para enfrentar a atual situação econômica. De acordo com a própria associação, em um cenário macroeconômico desafiador e complexo, a taxa de mortalidade do setor é de 4%, enquanto um negócio isolado supera os 30%. Com isso, o evento deve receber 28 mil visitantes e movimentar R$ 200 milhões em negócios. Nele, a Sorridents vai apresentar seu desempenho no decorrer do ano de 2015 e suas expectativas para o setor no próximo ano.
Em 2015, a marca conquistou alguns dos principais prêmios do setor. “Fomos eleitos, pela quarta vez, a melhor franquia do setor de saúde e bem-estar no Prêmio As Melhores Franquias do Brasil, da revista Pequenas Empresas & Grande Negócios; ganhamos o Selo de Excelência em Franchising da ABF, pela quinta vez consecutiva; e fomos reconhecidos, pela primeira vez, pelo Prêmio TOP 25 do Franchising Brasileiro, da Consultoria Bittencourt”, diz o Dr. Cleber Soares, vice-presidente da rede de clínicas odontológica.
O ano foi marcado por diversos investimentos que trouxeram 182 mil novos pacientes para a rede, totalizando 2,5 milhões de pessoas atendidas pela Sorridents nesses 20 anos e para as 170 clínicas em operação espalhadas pelo país. Entre as muitas novidades, figura o Cartão de Crédito Sorridents, um novo meio de pagamento que permite o parcelamento dos tratamentos odontológicos. Desde fevereiro, quando foi lançado, o cartão de crédito próprio já recebeu mais de 22 mil solicitações de adesão. Além disso, as clínicas Sorridents se tornaram a rede credenciada exclusiva do novo convênio odontológico do mercado, o Sorriden, que já possui abrangência nacional.
Outra parceria relevante foi fechada com a multinacional americana Colgate. Por meio dela, 374 mil pacientes e moradores próximos das clínicas receberão até o final deste ano produtos para higiene bucal da marca, distribuídos pela rede Sorridents. Além disso, foram entregues 23 mil kits do Dr. Dentuço (personagem infantil da Colgate) e mais cinco mil kits produzidos pelo Instituto Sorridents, braço social da rede, para 28 mil crianças, jovens e adultos atendidos nas ações que incluem palestras, escovação assistida e avaliações nos consultórios móveis. A marca também lançou duas inovações para seus 300 franqueados: o Sistema Sorridents (SISO), para auxiliá-los na gestão do negócio, e o Business Inteligence (BI), voltado à análise de resultados.
Com isso, a franqueadora já conseguiu registrar um aumento de 8,5% em seu faturamento no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2014. No segundo semestre, a rede já conta com 12 clínicas inauguradas, e outras sete têm abertura confirmada até o final do ano. Assim, a Sorridents deve terminar 2015 com 24 novas unidades – 20% a mais do que a meta planejada. Para atingir esse resultado e impactar o mercado, a rede investiu mais de R$ 2 milhões entre novembro de 2014 e janeiro de 2015. “Esse foi um ano difícil, ainda está sendo e sabemos que 2016 também será, mas, como franqueadores e empreendedores que somos, não podemos deixar que este clima atrapalhe os nossos planos e a nossa missão”, afirma Soares.
O Instituto Sorridents também mereceu investimentos, que possibilitaram a oficialização de uma sede própria, além de seis novos consultórios que devem funcionar a partir de 2016. Além da parceria com a Colgate para a distribuição de kits de higiene, o braço social da rede se associou à organização britânica ACFF – Alliance for a Cavity Free Future, para mensurar o resultado das avaliações realizadas em suas ações sociais; e com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, para atender os frequentadores da rede de restaurantes populares Bom Prato. Ao todo, foram 167 ações com a van do Instituto Sorridents que permitiram acesso por parte da população carente à saúde bucal de qualidade no período de janeiro a setembro deste ano. “No Brasil ainda existem 20 milhões de brasileiros que nunca foram ao dentista, ou seja, 10% da população. A nossa missão é melhorar esse cenário, já que o nosso país tem a maior concentração de profissionais de odontologia do mundo todo”, afirma Soares.
Para os próximos meses, a expectativa da Sorridents é encerrar 2015 faturando cerca de R$ 220 milhões. Até 2018, a rede tem planos ambiciosos e pretende chegar a 300 unidades em operação em todo o país. “Continuaremos investindo para, com a ajuda de nossos parceiros, cumprir nossa missão de melhorar o cenário da saúde bucal e erradicar a cárie do Brasil”, finaliza.
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito