Sorridents cresce em ritmo acelerado em São Paulo e inaugura cinco unidades

A Sorridents, maior rede de clínicas odontológicas da América Latina com 24 anos de atuação no mercado brasileiro, inaugurou neste último bimestre cinco unidades em São Paulo: na capital, as novas unidades estão instaladas nos bairros do Arouche, Imirim e Jardim Arpoador. Fora dela, a rede Sorridents chega à Bragança Paulista e Sumaré. Com essas aberturas, a rede Sorridents alcança o número de 299 clínicas odontológicas em outros 15 estados brasileiros.  A previsão para 2019 é inaugurar mais 30 no estado de São Paulo, além de outras 40 unidades em todo o País.

Sobre os novos franqueados da Rede Sorridents

A empresária Silvana Pasquareli, 48, responsável pela unidade do Arouche também começou com um perfil ousado nos negócios. Em dezembro de 2018 abriu a primeira unidade em Sta. Cecília e agora no último 08 de abril abriu a segunda.  “Fiz uma ampla pesquisa para identificar segmento e marca. Aí fui afunilando e finalizei com a Sorridents. Desde o começo o projeto era identificar uma oportunidade rentável e abrir mais que uma unidade.  Passaram dois meses, vi que tudo saiu conforme planejado pela franqueadora e estou indo para a segunda unidade”, pondera Pasquareli.

Kauan Silva, 28 anos, é o franqueado que está frente da nova clínica no Imirim. O franqueado também está em sua 2º unidade – a primeira está instalada no Tremembé. A experiência com a primeira unidade o estimulou a buscar novas unidades da mesma marca, por ter gerado um payback logo nos primeiros oito meses de operação. “Estou há um tempo na Sorridents, entrei como colaborador, e, por conhecer a gestão interna da franquia, tive a certeza de que seria a marca ideal para empreender no segmento odontológico”, ressalta Silva. 

Quanto à unidade Jardim Arpoador, a empresária Rose Mary – ex-comissária de bordo – já está em sua 10ª unidade e caminha para inauguração da 11ª. A administradora está há 13 anos na rede e, desde o início, tinha como meta chegar à marca de dez franquias do grupo. “Temos que ter objetivos para ter sucesso nos negócios. Atingi a 10ª unidade e agora vou buscar novas metas e desafios ao abrir a 11ª franquia em Cajamar”, conclui a empresária.  

A unidade de Bragança Paulista pertence aos empreendedores Maurício Gatas, 42, e Edson Gatas, 68. Proprietários de empresa que fornece produtos para o ramo odontológico, sabem do potencial do setor e decidiram abrir um negócio para acompanhar a atual ascensão.  O objetivo de morar no interior motivou Maurício a analisar a cidade e o perfil da população. Como já conhecia a Sorridents viu que uma rede com a proposta da franquia seria uma diferencial na região e decidiu apostar na marca. “Fiz um planejamento conservador e, neste primeiro mês, o desempenho da unidade superou as minhas expectativas”, observa o franqueado.

Em Sumaré, a empreendedora Manoela Rennó Ribeiro, 37, e, sua sócia Cláudia Rodrigues, também  de 37 anos, optaram por investir em uma nova franquia da marca. Com formação odontológica, Cláudia já trabalhou em outra franquia do setor, mas enxergou na Sorridents o formato mais completo de negócio odontológico. Ela enfatiza também que o respaldo da gestão de negócio vindo do franchising foi um critério importante para a decisão pela unidade.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de saúde, beleza e bem-estar movimentou R$ 31 bilhões em 2018 (dado calculado até o 3º trimestre 2018), e a expectativa é que continue aquecido.  Para os novos investidores, as clínicas Sorridents são excelentes opções de investimento. O modelo Lite pede capital inicial a partir de R$ 230 mil por ter 60m² e é aderente às cidades com até 100 mil habitantes. Já a Máster exige investimento de R$ 450 mil. “O objetivo da rede é estar em todos os pontos do Brasil, a fim de democratizar a saúde bucal no País”, afirma Gislene Santos, Diretora de Expansão da Sorridents.

As metas da marca são baseadas nas possibilidades deste mercado que é uma ótima opção para investir mesmo em períodos de crise. O setor de franquias, segundo a ABF, faturou R$ 170 bilhões em 2018, um crescimento de 7% em relação a 2017, aumentou em 3,5% o número de unidades das redes e gerou mais de um milhão de empregos. Para 2019, a ABF espera um crescimento entre 8% e 10% em faturamento para o setor e 5% em geração de emprego. Em relação à posição da Sorridents no setor, ela está entre as redes mais premiadas do segmento de saúde e bem-estar e é a única marca de franquias de clínicas odontológicas que virou case de estudo na americana Harvard Business School, a mais importante escola de negócios do mundo. Em seu histórico está o prêmio de Selo de Excelência da ABF, o de Franquia 5 Estrelas, da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Outra importante missão da Sorridents são as ações sociais que ela realiza em diversas comunidades do país.