A Sorridents, maior rede de clínicas odontológicas da América Latina com quase 25 anos de atuação no mercado, continua em ritmo de expansão acelerada, prova disso são as quatro inaugurações em uma única semana, um número expressivo no cenário de franchising. Com essas unidades, a rede chega à marca de 343 clínicas franqueadas – entre abertas e de contratos fechados. Até o final de 2019, a rede visa o número de 360 clínicas odontológicas ativas no Brasil e um faturamento de R$ 407 milhões.
As novas franquias em São Paulo (Cupecê, Guaianazes e Valo Velho) reforçam a presença da Sorridents na capital paulista (mais de 60% das unidades da marca estão na cidade de São Paulo). Mas, é a unidade no Rio Grande do Sul que vem para chamar a atenção do mercado, ao mostrar que a rede está saindo do eixo RJ-SP. A recente inauguração é em Santa Maria, município do estado do Rio Grande do Sul com mais de 280 mil habitantes e, que, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é considerada uma cidade média e de grande influência na região central do estado. A abertura cumpre o plano de crescimento da marca no estado do Rio Grande do Sul, onde a Sorridents pretende inaugurar outras dez unidades nos próximos três anos – tanto em Porto Alegre quanto em cidades do entorno. Na região sul, a Sorridents já tem unidades em operação no Estado do Paraná (Colombo, na Grande Curitiba, e no município de Sarandi). Em Santa Catarina, a marca deve inaugurar 6 clínicas franqueadas nos próximos meses.
Para tornar-se um franqueado, a Sorridents oferece duas opções: as clínicas Máster, como a que foi inaugurada, que pede um investimento a partir de R$ 450 mil e não é preciso que o franqueado seja dentista. Outro modelo, ideal para cidades menores, com até 100 mil habitantes, é o Lite, com o mesmo formato de atendimento do Máster, mas em um ambiente enxuto, com 60m² e três consultórios. Neste caso, o investimento é a partir de R$ 200 mil e os franqueados precisam ser dentistas. As novas unidades são do modelo master.
A credibilidade das franquias Sorridents é comprovada pela posição da marca no setor. Ela está entre as redes mais premiadas do segmento de saúde e bem-estar e é a única marca de franquias de clínicas odontológicas que virou case de estudo na americana Harvard Business School – a mais importante escola de negócios do mundo. Fundada em 1995 pela dentista Carla Renata Sarni na zona leste de São Paulo, hoje, a rede é considerada a maior franqueadora de clínicas odontológicas da América Latina.
Os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) reforçam o cenário positivo do franchising no Brasil, visto o crescimento de 6% do mercado segundo trimestre de 2019, se comparado ao mesmo período do ano anterior.