Soluções digitais ampliam vendas e fortalecem fidelização na 5àsec

Soluções como lockers, dropboxes, e-commerce e delivery ampliam conveniência, impulsionam vendas e fortalecem a fidelização dos clientes

A transformação digital tem se consolidado como um dos principais caminhos para impulsionar vendas e aprimorar a experiência do consumidor no varejo de serviços. Na 5àsec, rede de franquias de lavanderia e tratamento têxtil, esse movimento ganha força por meio de soluções inteligentes que ampliam conveniência, reduzem atritos e aproximam a marca do cliente. Entre os recursos que vêm se destacando estão os armários digitais, mais conhecidos como lockers, o sistema de dropbox, além do e-commerce e do serviço de delivery.

Os lockers, instalados em condomínios residenciais, comerciais e pontos estratégicos das cidades, permitem que o cliente deixe e retire as peças 24 horas por dia, eliminando a necessidade de deslocamento até uma loja física. O recurso, além de expandir a área de cobertura da marca sem depender diretamente de novos pontos de venda, cria uma jornada mais autônoma e ágil, características muito valorizadas pelo consumidor contemporâneo.

Outra solução que vem ganhando adesão é o Dropbox, um armário físico de uso analógico, que dispensa tecnologia para funcionamento. Ou seja, basta o cliente preencher uma comanda, lacrar as peças em uma embalagem e depositá-las no armário mais próximo. Isso garante uma operação mais rápida e sem filas. O sistema facilita o dia a dia dos clientes recorrentes e daqueles que priorizam agilidade e economia de tempo, e libera equipes das lojas para atividades de atendimento consultivo.

“Tanto o Locker quanto o Dropbox se beneficiam dessa mesma lógica de conveniência. Mesmo que o Dropbox dispense tecnologia, ele ainda oferece autonomia, rapidez e a possibilidade de usar o serviço no próprio tempo do cliente, qualidades que o público jovem valoriza muito, devido à praticidade que promove. Outro ponto importante é a estratégia de estar no caminho do cliente, ou seja, dentro de condomínios, academias, prédios comerciais, centros de conveniência etc. Para o jovem urbano, que passa o dia entre trabalho, estudo e compromissos, encontrar um armário da marca no trajeto aumenta a chance de experimentação e fidelização. Assim, tanto o Locker quanto o Dropbox se tornam parte da rotina desse consumidor que busca soluções ágeis, independentemente de serem digitais ou analógicas”, explica o vice-presidente de operações da 5àsec, Fernando Toledo.

Já no quesito ambiente digital, o e-commerce da 5àsec reforça a presença omnicanal da marca. O canal permite que o cliente faça pedidos de forma totalmente online em um dos mais de 600 pontos de venda em território nacional, escolhendo quais itens serão enviados para limpeza, planos de assinatura e serviços de tratamento têxtil. Integrado à plataforma, o delivery recolhe e entrega as roupas e outros itens na casa ou em qualquer lugar onde o cliente esteja, ampliando o conforto e oferecendo mais opções de jornada conforme o ritmo de vida de cada consumidor.

“Essas soluções tecnológicas são decisivas tanto para atrair novos públicos quanto para fortalecer a fidelização daqueles que já conhecem a rede. Ao oferecer acessos múltiplos e serviços que se adaptam às necessidades de cada perfil, a 5àsec se mantém presente no cotidiano dos clientes e cria uma experiência mais personalizada, rápida e integrada. Atualmente, os armários, o e-commerce e o delivery representam cerca de 38% do faturamento anual da franquia. O resultado é um modelo que combina inovação e eficiência operacional, pilares que reforçam a liderança da marca no segmento e mostram como a digitalização pode transformar negócios tradicionais, gerando valor para o cliente e novas oportunidades de crescimento para toda a rede”, finaliza Fernando Toledo.