A geração de energia solar é um segmento que vem crescendo significativamente no cenário nacional. Além da economia de até 95% na conta de luz, representa um hábito sustentável incorporado ao estilo de vida, já que, para ser gerada, ela não emite gases poluentes na atmosfera.
Se antes o segmento estava mais restrito a empresas e pessoas jurídicas, a democratização e financiamento em até 72 meses das placas solares tem atraído cada vez mais condomínios, casas e pequenas empresas.
Pensando nisso, A SolarOn, que está há 5 anos no mercado carioca, inicia plano de expansão nacional e lança sistema de franquias com investimento a partir de R$ 214 mil. A empresa fornece soluções em sistemas fotovoltaicos para residências, comércio e indústria, e oferece tecnologia, know-how e estrutura automatizada. A taxa de lucratividade é de 34%.
Sobre o modelo de franquias, o gerente de desenvolvimento e novos negócios da SolarOn, Davi Dias, afirma que os dois pilares para uma franquia de sucesso são o Business Plan e a Inteligência de Negócios.
“Enquanto o Business Plan estrutura de maneira madura a operação de uma empresa, a Inteligência de Negócios fornece diferencial operacional competitivo. A SolarOn dispõe de tal estrutura e é capaz de enfrentar com êxito os 5 principais motivos de fechamento de uma franquia, que são a escolha da localização (31%), capital de giro (28%), treinamento (19%), concorrência (14%) e sazonalidade (8%)”, afirma.
O Brasil é o país que mais recebe irradiação solar no mundo, e, até 2024, algo em torno de 1,2 milhão de geradores de energia fotovoltaica devem ser instalados em empresas em todo o país, o que representa 15% da nossa matiz energética.