O setor de construção registrará o segundo ano consecutivo de alta superior à economia brasileira, o que não era visto desde 2012/2013. Segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor que esperava crescimento de 3,5% em 2022 foi elevado com projeção de crescimento para 6% em seu Produto Interno Bruto (PIB). Os dados fazem parte do estudo “Desempenho Econômico da Indústria da Construção”, referente ao 3º trimestre de 2022. Em 2021, a alta foi de 9,7%.
Para Felipe Pirassolo Martinez, diretor executivo da Solário Piscinas, o crescimento do PIB deste setor reforça a relevância da construção para o desenvolvimento do país. “Esse mercado foi muito beneficiado durante a pandemia, pois a rotina dentro de casa mudou com o isolamento social. Até hoje, o setor de construção continua com demanda e evoluiu. As piscinas, por exemplo, além de permitirem bons momentos de relaxamento com a família e amigos, também contribuem para a valorização do imóvel”, diz.
O Brasil ocupa o segundo lugar com mais piscinas instaladas no mundo, só perde para os Estados Unidos. Segundo dados da Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas (ANAPP) são 3,8 milhões de unidades, e faturamento em torno de R$ 12 bilhões por ano.
Empresa tradicional
Com o mercado promissor e dando sinais de que continuará em alta em 2023, a Solário comemora as conquistas alcançadas neste ano.
Há 32 anos nesse mercado de piscinas de fibra e hoje entre as cinco maiores fabricantes de piscinas do Brasil, a marca que entrou para o franchising em 2017 projeta encerrar o ano com faturamento de R$ 75 milhões, cerca de 20% a mais do que o alcançado em 2021.
Atualmente, a Solário conta com 61 unidades espalhadas pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Bahia, Mato Grosso do Sul e Paraná. A franquia teve um crescimento de 24% no número de unidades somente este ano.
Felipe atribui a conquista desses números à qualidade e segurança que as peças oferecem aos clientes. “Desenvolvemos, com base na experiência no varejo, uma linha de piscinas exclusivas e inovadoras, as quais são fabricadas respeitando os mais altos padrões de qualidade. Atualmente, ocupamos lugar de destaque e liderança no cenário nacional, devido aos diferenciais de qualidade na fabricação e pós-venda dos produtos”, reflete o empresário.
Outro ponto positivo para a Solário é que ela é comandada pela família, um dos pilares do sucesso da marca no mercado. Essa união pelo negócio possibilita que seja passado de geração para geração.
Expectativas para 2023
O diretor executivo revela que para 2023 a franquia busca inaugurar pelo menos mais 10 unidades, principalmente aumentar o número de operações pelos estados da Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Espírito Santo, sendo esse último alcançado pela primeira vez em 2022, com a comercialização da unidade em Colatina e São Mateus.
Hoje a franquia Solário soma três parques industriais localizados estrategicamente na região Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país. A marca não descarta a instalação de mais uma fábrica no Nordeste, porém, o foco nesse momento é fortalecer as fábricas em Teixeira de Freitas (BA), lançada no início do ano, e também a de Abadiânia (GO), inaugurada no ano passado.
“Este ano foi bastante desafiador para nós. Para conseguir atender a demanda no mercado foi necessário o lançamento de mais dois modelos de piscinas, buscando atender as necessidades do nosso franqueado e do consumidor final, consequentemente”, relata o empresário.
Internacionalização
Diferente da prática que ocorre entre as demais franquias, a Solário não cobra taxa de franquia e royalties para quem quer empreender neste segmento. É solicitado investimento inicial de R$ 157.500, já incluso gastos com reformas e adequação do ponto comercial, marketing de inauguração, abertura da empresa, além de contar com duas piscinas em estoque e showroom de em média 6 piscinas, além do capital de giro.
Felipe revela que a Solário está fechando uma parceria para o envio das piscinas aos Estados Unidos. O projeto de internacionalização deve começar pela Flórida. A expectativa é que até o final do primeiro semestre de 2023 já possam ser comercializadas em solo americano.
Vem novidades por aí
Para o próximo ano, a Solário pretende lançar mais uma linha de piscinas, a semi pastilhada, na qual irá ser revestida com pastilhas de cerâmica, dando um toque de requinte e sofisticação para as piscinas da marca.
“O mercado está muito incerto com tudo que estamos vivendo nesse pós-pandemia. Especulação política, guerras, mas estivemos firmes em nossos planos e esperamos crescer ainda mais em 2023. Em resumo, o ano de 2022 foi ótimo para a marca com o lançamento de novas unidades, mais uma fábrica, o que fez com que atendesse uma região ainda maior, por isso estamos bem animados com o próximo ano e esperamos continuar crescendo e alcançando novos mercados e estados”, finaliza Felipe.