Solário Piscinas aposta em central de marketing para agilizar comunicação com franqueados

Em busca de se destacar no mercado de atuação, empresa que comercializa e fabrica piscinas de fibra investe em marketing interno para atender necessidades das lojas físicas e melhorar a experiência do consumidor

O marketing é importante para qualquer tipo de negócio, já que é umas das estratégias que possibilita construir uma marca forte, engajar com os consumidores, e consequentemente aumentar as vendas da empresa.

Com o objetivo de fortalecer a marca, inclusive das unidades dos seus franqueados, a Solário Piscinas – franquia com mais de 30 anos de mercado na venda e fabricação de piscinas de fibra – desde que entrou para o franchising em 2017 sentiu a necessidade de criar um departamento de marketing dentro da própria rede.

Felipe Pirassolo Martinez, diretor executivo da Solário Piscinas, conta que a central interna de marketing facilita a comunicação dentro do setor e agiliza a entrega do material para os franqueados. Além disso, permite gerenciar mais de perto esse setor que é fundamental para vendas e também alterar a estratégia utilizada, caso seja necessário.

“Não foi fácil criar esse setor interno na empresa. No começo sofremos para acertarmos um profissional que vestisse a camisa da empresa e fosse pró-ativo, mas com o tempo fomos estruturando esse setor com novos colaboradores e hoje conseguimos atender toda a rede. Com os profissionais dentro da própria franqueadora a comunicação se tornou muito mais rápida, o que facilitou o atendimento de toda rede”, observa Martinez.

Demandas do franqueado

A central de marketing da Solário atua com tarefas pertinentes ao marketing, onde os profissionais são responsáveis por atender as demandas solicitadas pelos franqueados em relação a criação de campanhas promocionais; auxiliar os franqueados no gerenciamento de suas redes sociais; definição da melhor estratégia para alcance de possíveis clientes; criação de conteúdos voltados para a captação de novos investidores, e criação de conteúdo para engajamento nas redes sociais.

O diretor executivo pontua que o franqueado tem a liberdade de contratar uma empresa de marketing para gerenciamento da sua unidade, caso seja pertinente a ele. Porém, sempre é necessário seguir a padronização proposta pela franqueadora.

Resultados começam a aparecer

O trabalho de marketing começa a gerar resultados de forma rápida, quando bem aplicado. Martinez conta que desde a criação desse setor a franquia conseguiu aumentar o engajamento nas redes sociais e criar um algoritmo mais detalhado para alcançar possíveis clientes.

Como exemplo, ele cita a unidade de São José do Rio Preto (SP), que no geral, somando Google, Instagram e Facebook, somente no mês de janeiro deste ano alcançou 185.869 contas e obteve 405.924 visualizações em suas redes sociais. Entre algumas das postagens nas redes sociais estão vídeos interativos e engraçados no cotidiano da própria franqueadora, além da divulgação de novas linhas de piscinas, e a chegada da franquia em novas cidades.

Tal resultado tem despertado a atenção do empresário em criar uma Universidade Corporativa, onde o franqueado terá acesso a um portal com vídeos explicativos de vários temas, como: gestão da unidade franqueada; argumentação de vendas; diferenciais da marca; padrão de instalação da piscina e casa de máquina; reparo em piscinas de fibra; importância das mídias sociais, dentre outros assuntos.

“Antigamente a publicidade funcionava apenas para vender mais, hoje já não pode ser mais olhado dessa maneira. O marketing é fundamental para a construção da marca no mercado, pois ele aproxima o cliente da sua empresa”, finaliza o executivo.