Solário expande operações para região centro-oeste e prevê aumento de até 30% na comercialização das piscinas de fibra

De olho no mercado desta região, franquia de piscinas de fibra aposta na fábrica que tem em Goiás para aumentar número de unidades franqueadas pelo centro-oeste

Tida como a segunda maior região do Brasil em superfície territorial, o centro-oeste é formado pelos estados do Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, e apresenta diversas vantagens para empreender. Além da região ser a principal produtora de grãos do país, as redes de franquias estão de olho no potencial que o centro-oeste tem para os negócios.

É o caso da Solário Piscinas – franquia com mais de 30 anos de mercado na venda e fabricação de piscinas de fibra – que desde que entrou para o franchising em 2019, das 51 unidades em operação, dez estão no centro-oeste, mais exatamente nas cidades de Campo Grande (MS), Brasília (DF), porém, é em Goiás que a marca tem grande presença como Goiânia, Luziânia, Rio Verde, Jataí, Anápolis, Catalão, Itumbiara e Itaberaí.

“Por ser um estado mais populoso e com uma densidade demográfica maior, o estado de Goiás é considerado por nós o melhor estado da região centro-oeste para se investir hoje. Cidades como: Morrinhos, Caldas Novas, Goianésia, Mineiros, Alexânia e Formosa, são cidades alvos para a expansão da Solário nessa região”, explica Felipe Pirassolo Martinez, diretor executivo da Solário Piscinas.

Polo econômico

Além de ser um importante polo econômico e industrial do país, o clima tropical da região é muito favorável para o setor de piscinas. Tanto que 25% das vendas em toda rede são apenas da região centro-oeste.

Felipe pontua que o que facilita alcançar essa margem também está o fato de uma das três fábricas da Solário estar localizada no município de Abadiânia (GO). “Associado a isso, existe um grande mercado a ser explorado, que é facilitado pelo posicionamento estratégico da unidade fabril, em Abadiânia. Sendo assim, o franqueado pode obter um faturamento maior pela facilidade de transporte e grande demanda do mercado”, diz.

Em 2021 foi construída a fábrica em Abadiânia por estar apenas 90 km da capital, a maior e mais populosa cidade do estado e apenas 117 km de Brasília (DF), cidade com maior número de piscinas instaladas por habitantes no Brasil. Sua localização facilita a entrega de piscinas para toda região centro-oeste do país e a isenção de impostos para franquias no estado de Goiás, o que faz com que sua localização seja considerada estratégica para o negócio da marca.

Ainda neste primeiro semestre, está prevista a inauguração de uma unidade Solário na cidade de Inhumas (GO). A expectativa, segundo Felipe, é que com o avanço desse mercado pelo centro-oeste a representação das vendas de piscinas pode aumentar em até 30% o faturamento da rede.

“Comparado a outros estados, como São Paulo, a região centro-oeste ainda apresenta poucos concorrentes do setor, sendo assim, se torna um campo fértil para expansão e maior lucratividade dos próprios franqueados”, avalia o diretor executivo da Solário.

Franchising no centro-oeste

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), apontaram que no 2° trimestre de 2022 a região centro-oeste obteve um faturamento total nas suas redes de franquias de R$ 4.320 bilhões. No mesmo período de 2021, o segmento registrou uma arrecadação de R$ 3.776 bilhões, resultando em um aumento de 14,4%.

O número total de unidades franqueadas, segundo a ABF, atingiu a marca de 15.900 no 2° tri de 2022 nesta região. Em 2021 esse número foi de 14.691 na mesma época, o que gerou um aumento de 8,2%. O total de empregos diretos que foram gerados no segundo trimestre foi de 130.303, já no mesmo período de 2021 a geração de empregos foi de 115.536, alta de 12,8%.

Atualmente com 51 unidades em operação, a Solário planeja inaugurar ao menos mais quatro unidades ainda este ano nesta região. A marca está presente no mercado há mais de 30 anos e está entre as cinco maiores fabricantes de piscinas do Brasil. Além de Abadiânia, possui mais outras duas fábricas localizadas em Ibirá (SP) e Teixeira de Freitas (BA), todas elas localizadas estrategicamente no que se refere à logística para entrega das piscinas de fibra.