Tida como a segunda maior região do Brasil em superfície territorial, o centro-oeste é formado pelos estados do Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, e apresenta diversas vantagens para empreender. Além da região ser a principal produtora de grãos do país, as redes de franquias estão de olho no potencial que o centro-oeste tem para os negócios.
É o caso da Solário Piscinas – franquia com mais de 30 anos de mercado na venda e fabricação de piscinas de fibra – que desde que entrou para o franchising em 2019, das 51 unidades em operação, dez estão no centro-oeste, mais exatamente nas cidades de Campo Grande (MS), Brasília (DF), porém, é em Goiás que a marca tem grande presença como Goiânia, Luziânia, Rio Verde, Jataí, Anápolis, Catalão, Itumbiara e Itaberaí.
“Por ser um estado mais populoso e com uma densidade demográfica maior, o estado de Goiás é considerado por nós o melhor estado da região centro-oeste para se investir hoje. Cidades como: Morrinhos, Caldas Novas, Goianésia, Mineiros, Alexânia e Formosa, são cidades alvos para a expansão da Solário nessa região”, explica Felipe Pirassolo Martinez, diretor executivo da Solário Piscinas.
Polo econômico
Além de ser um importante polo econômico e industrial do país, o clima tropical da região é muito favorável para o setor de piscinas. Tanto que 25% das vendas em toda rede são apenas da região centro-oeste.
Felipe pontua que o que facilita alcançar essa margem também está o fato de uma das três fábricas da Solário estar localizada no município de Abadiânia (GO). “Associado a isso, existe um grande mercado a ser explorado, que é facilitado pelo posicionamento estratégico da unidade fabril, em Abadiânia. Sendo assim, o franqueado pode obter um faturamento maior pela facilidade de transporte e grande demanda do mercado”, diz.
Em 2021 foi construída a fábrica em Abadiânia por estar apenas 90 km da capital, a maior e mais populosa cidade do estado e apenas 117 km de Brasília (DF), cidade com maior número de piscinas instaladas por habitantes no Brasil. Sua localização facilita a entrega de piscinas para toda região centro-oeste do país e a isenção de impostos para franquias no estado de Goiás, o que faz com que sua localização seja considerada estratégica para o negócio da marca.
Ainda neste primeiro semestre, está prevista a inauguração de uma unidade Solário na cidade de Inhumas (GO). A expectativa, segundo Felipe, é que com o avanço desse mercado pelo centro-oeste a representação das vendas de piscinas pode aumentar em até 30% o faturamento da rede.
“Comparado a outros estados, como São Paulo, a região centro-oeste ainda apresenta poucos concorrentes do setor, sendo assim, se torna um campo fértil para expansão e maior lucratividade dos próprios franqueados”, avalia o diretor executivo da Solário.
Franchising no centro-oeste
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), apontaram que no 2° trimestre de 2022 a região centro-oeste obteve um faturamento total nas suas redes de franquias de R$ 4.320 bilhões. No mesmo período de 2021, o segmento registrou uma arrecadação de R$ 3.776 bilhões, resultando em um aumento de 14,4%.
O número total de unidades franqueadas, segundo a ABF, atingiu a marca de 15.900 no 2° tri de 2022 nesta região. Em 2021 esse número foi de 14.691 na mesma época, o que gerou um aumento de 8,2%. O total de empregos diretos que foram gerados no segundo trimestre foi de 130.303, já no mesmo período de 2021 a geração de empregos foi de 115.536, alta de 12,8%.
Atualmente com 51 unidades em operação, a Solário planeja inaugurar ao menos mais quatro unidades ainda este ano nesta região. A marca está presente no mercado há mais de 30 anos e está entre as cinco maiores fabricantes de piscinas do Brasil. Além de Abadiânia, possui mais outras duas fábricas localizadas em Ibirá (SP) e Teixeira de Freitas (BA), todas elas localizadas estrategicamente no que se refere à logística para entrega das piscinas de fibra.