Mais de dez marcas ativas, 700 unidades franqueadas em todo o Brasil e faturamento estimado em R$ 650 milhões para 2016: esse é o saldo de seis anos de atividade da SMZTO Holding de Franquias Multissetoriais. Acelerando negócios já existentes por meio do sistema de franchising, a holding criada por José Carlos Semenzato em 2010 transforma empresas com potencial para serem um sucesso Brasil afora em consolidadas marcas do setor de franquias. E, para isso, uma das estratégias desenvolvidas pela SMZTO foi bastante inusitada: firmar parcerias com grandes nomes de artistas e de atletas brasileiros. O Nordeste aparece como a região com a segunda maior atuação da holding, são 137 unidades de suas sete marcas espalhadas por cidades dos oito estados. Até o final de 2016, serão abertas outras 20 franquias na região das redes Mixirica, OdontoCompany, EspaçoLaser, Yaksoba Factory e Casa X.
Atuando há mais de 25 anos no setor de franchising, Semenzato é o responsável pelo sucesso das maiores marcas do segmento no país. Sonhador e realizador, o empresário, nascido no interior de São Paulo, já demonstrava tino para os negócios na adolescência, quando, aos 13 anos, vendendo salgadinhos feitos por sua mãe, dona Alzira, juntou dinheiro para comprar um carro. Aos 23 anos, largou seu emprego de programador de computadores na cidade de Lins, em São Paulo, e usou suas economias para investir na ideia de um grande negócio: uma rede ensino de informática. Foi assim que fundou a Microlins, que se tornou a maior rede de ensino profissionalizante do país com mais de 700 unidades em 26 estados brasileiros e 500 mil alunos – a operação foi vendida em 2010, por cerca de R$ 110 milhões, para o Grupo Multi.
A partir daí o empreendedor viu na aceleração das franquias uma oportunidade de utilizar sua expertise para impulsionar negócios consagrados pelo público, visando expandi-los para todo o Brasil. “O segredo é ter a marca e o produto desejados pelos consumidores e a SMZTO Holding é composta por marcas, na sua maioria, novas no mercado de franquias e que estão em franco crescimento com total apelo por parte dos consumidores”, afirma Semenzato. “Nosso objetivo é, com esta estratégia, fazer os franqueados terem sucesso e, assim, manterem nossa marca, como um todo, forte no mercado”, complementa.
Outro diferencial da holding é a parceria com personalidades para potencializar os negócios, trazendo credibilidade e mais visibilidade às operações. Depois da bem-sucedida parceria com a apresentadora Xuxa Meneghel, sócia da Casa X e da Espaçolaser, a SMZTO lançou em junho de 2016 a LifeUSA, rede de ensino de idiomas para adultos, que tem o tenista Gustavo Kuerten como sócio.
“Qualquer negócio, quando é lançado, não possui orçamento suficiente para contratar um garoto-propaganda, tampouco veicular campanhas milionárias para crescer. Então, tive a ideia de trazê-los como sócios. As celebridades depositam seu maior ativo – imagem e credibilidade – e nós entramos com a expertise do franchising. A receita deu certo e agora quero ampliar este modelo, trazendo outras celebridades”, revela o presidente da holding.
Com doze marcas em operação (veja abaixo), a SMZTO tem como diferencial oferecer todo o suporte na formatação, capacitação de investidores, treinamentos, consultoria de campo e programas de gestão para franqueados, utilizando as ferramentas mais modernas do mercado. Para Semenzato, o maior benefício para um negócio crescer dentro do sistema de franchising é o fato de existir um dono cuidando de cada unidade franqueada. “Costumo dizer que 50% do trabalho já está feito pela franqueadora, os outros 50% dependem muito do franqueado na operação e na execução dos manuais do negócio” afirma. “Porém, como no franchising a relação é de investimento por parte dos franqueados, eles têm ‘cabeça de dono’ para operar na ponta, no dia a dia. E isso é muito produtivo e benéfico”, analisa.
Por outro lado, para as marcas que aderem à SMZTO Holding de Franquias, a vantagem está no acesso imediato a ferramentas de gestão e de governança corporativa, que permitem a aceleração do crescimento de toda a rede franqueada de forma sustentável. Fora isso, a holding tem como visão contar sempre com a experiência do fundador ou do principal executivo do negócio, o que faz com que a gestão da marca não se distancie da sua cultura e dinâmica de trabalho. “Entendemos que a paixão e a experiência dos fundadores na gestão do negócio são insubstituíveis e são fatores essenciais para a conquista de novos franqueados”, afirma Semenzato.
Com grande experiência na área de educação, a holding volta a atuar nesse setor com o lançamento da LifeUSA e tem planos para, em 2017, retornar ao mercado de ensino profissionalizante que consagrou Semenzato nos anos 90, quando transformou a Microlins na maior rede de ensino profissionalizante do país.
Atuando nos setores de saúde, educação, beleza e alimentação, a SMZTO é sócia das marcas L’Entrecôte de Paris, Instituto Embelleze, OdontoCompany, Mixirica, Yakisoba Factory, Casa X, Espaçolaser. Estruturando novas marcas de franquias, a holding acaba lançar a LifeUSA e também o Rei do Picadinho, de franquias especializadas no prato que dá seu nome em operações voltadas para praças de alimentação de shoppings. A SMZTO também opera as marcas PartMed – rede de franquias de clínicas médicas que oferece consultas e exames acessíveis por meio de financiamento e de parcelamentos, a Totallaser, franquia popular de depilação a laser, e a Bistrô D’Europa, franquia de restaurantes com clássicos europeus no menu.
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito