O mercado de franquias está ganhando uma nova opção para investidores que desejam abrir o próprio negócio na área de serviços automotivos. A marca SmartGarage, fundada há quatro anos na cidade de São Paulo, onde mantém cinco unidades, acaba de anunciar sua entrada no franchising, abrindo um mercado praticamente inexplorado em meio às milhares de franqueadoras brasileiras, o de lojas de som e acessórios automotivos.
Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o segmento de franquias de serviços e produtos automotivos teve um faturamento de mais de um bilhão de reais no primeiro trimestre de 2018. Esse número, aliado ao aumento da produção de veículos no primeiro semestre – 13,6% em relação a igual intervalo do ano passado, totalizando 1,43 milhão de unidades, o maior volume para o período desde 2014 – dá claros sinais de que investir em nichos relacionados a carros pode ser bastante interessante.
Os números da SmartGarage comprovam a viabilidade. Hoje, cada loja da marca fatura, em média, 85 mil reais por mês. “Por se tratar de algumas necessidades básicas que cada veículo apresenta, todas as lojas apresentam grande giro. Além disso, nas grandes metrópoles, grande parte dos itens são de segurança, o que nos torna fornecedores de soluções não só para estética e conforto. Com o mercado automotivo cada vez maior, a busca por experiência dentro do veículo se torna cada vez mais latente”, avalia Beto Tournour, um dos sócios da empresa. As lojas prestam serviços de instalação e venda de equipamentos de som, acessórios diversos, estética automotiva, serviços de funilaria e atendimento comercial de parceiros, como o Sem Parar. Além disso, a rede oferece opções exclusivas para equipar veículos P.C.D.
No mercado de franquias, que apresenta um grande leque de redes que atuam em áreas relacionadas ao universo automotivo, como lava-rápidos ou lojas especializadas em trocas de óleo ou pneus, são poucas as opções de lojas de som e acessórios. “Temos pela frente uma oportunidade de sermos os pioneiros do segmento de som e acessórios com franquia formal e devidamente formatada. As que se apresentaram ao longo do tempo sempre foram informais e totalmente fora dos padrões do franchising”, explica o executivo, que contou com a contribuição da consultoria Praxis Business para a formatação durante praticamente um ano.
Planos de expansão
Ainda que tenha como objetivo crescer nacionalmente, a SmartGarage traça planos de expansão considerados estratégicos e conservadores. “A princípio, vamos focar na região da Grande São Paulo, associando a logística dos nossos principais parceiros e distribuidores para que o suporte direto ao franqueado seja mais assertivo e eficaz”, diz.
Os sócios também garantem que irão em busca de uma estratégia já muito utilizada no franchising: a conversão de bandeira. Segundo Tournour, há centenas de lojas independentes que poderiam ser transformadas em uma franquia SmartGarage. Para isso, a empresa irá oferecer benefícios a quem optar pela troca da marca. “Iremos conceder desconto na taxa de franquia, a partir de estudos de cada caso, pelo qual iremos avaliar perfil da loja, do empresário e da região na qual está localizada. É uma possibilidade de ampliarmos nossa penetração e, feito com o devido cuidado, gera tendência de ganho para as duas partes envolvidas: marca e loja convertida.