Manter o controle das informações e todo o processo do negócio é o grande desafio das empresas em um mercado cada vez mais competitivo. É justamente para gerar eficiência e agilidade à rotina organizacional que o software corporativo ERP (Enterprise Resource Planning) ou Planejamento dos Recursos da Empresa surgiu no mercado de tecnologia.
A rede de franquias Gigatron Franchising (especializada em desenvolvimento de software), oferece o serviço denominado GigaERP desde que entrou no mercado em 1998, onde atuou fortemente no setor conquistando liderança regional no mercado de ERP para indústrias de calçados.
Esse sistema foi especialmente desenvolvido para empresas do varejo que buscam realizar a gestão do seu negócio através de controles que atendam todas as necessidades, desde controle e cadastro de clientes, frente de caixa, controle bancário, fiscal e de estoque até a conformidade e atualização com todas as leis fiscais municipais, estaduais e federais, de forma a gerenciar e organizar as rotinas de uma empresa.
Marcelo Salomão, diretor executivo da Gigatron Franchising, explica que entre as vantagens do sistema ERP é possível destacar o controle sobre o negócio e atendimento das legislações vigentes. Os recursos gerenciais de controle incluem: controle de vendas para cruzamento com o caixa da empresa; histórico de entrada e saída no estoque permitindo o rastreamento das mercadorias; recebimentos e pagamentos permitindo um efetivo fluxo de caixa. Já os recursos fiscais: emissão de documentos fiscais eletrônicos e geração de arquivos fiscais atendendo as legislações municipais, estaduais e federais.
Como funciona o sistema
O GigaERP é muito simples de ser manuseado. É preciso separar a operação em duas partes:
Retaguarda: onde são cadastrados os clientes, produtos/serviços, política de preços de venda, comissão de vendedores, configurações fiscais, tributação dos produtos e parametrizações;
Movimentação: onde são realizadas entradas e saída no estoque (ao comprar e vender mercadoria), vendas, controle de pagamentos e recebimentos, emissão de documentos fiscais etc.
A princípio um computador é suficiente para a operação. Mas alguns periféricos como leitor de código de barras, balanças, impressoras e micro terminais podem ser integrados ao sistema facilitando o dia a dia dos operadores.
Salomão pontua que pode ter ainda o custo com equipamentos fiscais como ECF e SAT, dependendo do estado onde a empresa opera. Para emitir documento fiscal eletrônico a empresa precisa ainda de certificado digital que tem validade de um ou três anos. “A variação também existe na precificação do ERP, pois cada região ou empresa de tecnologia tem uma cultura diferente. Pode-se cobrar taxa de treinamento, implantação e configuração. Ou apenas a mensalidade de uso do sistema”, afirma o empresário.
Um ERP comercial para gestão do pequeno varejo custa em média de R$99,00 a R$300,00 a mensalidade.
Esse software possibilita que todas as informações da empresa fiquem concentradas em um único lugar, unificando departamentos e dados com mais assertividade e segurança para o negócio.
Sistema ainda mais eficiente
Todos os meses a franquia Gigatron realiza atualizações no sistema ERP, principalmente em relação às regras fiscais que são aprimoradas constantemente. A empresa é obrigada a emitir documentos fiscais compatíveis com as versões liberadas pelo governo, por isso os franqueados trabalham com o monitoramento e aplicação de mudanças.
Em relação a parte gerencial, a franquia sempre busca novidades, uma vez que as necessidades das empresas mudam com frequência e é necessário atender o cliente de forma efetiva e eficaz.
“Um exemplo é a tendência em fornecer ERPs “híbridos” onde o sistema é interligado a uma plataforma online (site) para que as informações possam ser acessadas de qualquer lugar pelos gestores. Este formato está sendo cada vez mais aceito e requisitado e estamos investindo em soluções que atendam essa demanda”, conclui Salomão.