Ter um negócio próprio é o sonho de grande parte dos brasileiros. Com o aumento do desemprego no Brasil, inclusive batendo recordes, esse desejo se torna ainda mais aguçado para garantir a renda familiar, já que a alternativa proporciona investimento baixo e know-how de empresários experientes para o franqueado dar início às atividades.
O sistema estipula que o valor para as chamadas “micro” seja de até R$80 mil. E no mercado a variedade de negócios que batem esse teto é infinita, atraindo cada vez mais interessados nos negócios. Prova disso são os números do franchising! De acordo com a ABF – Associação Brasileira do Franchising, somente no primeiro trimestre de 2016, o seguimento registrou um crescimento nominal de 7,6% em comparação com o ano passado. Gerando um faturamento de R$33,709 bilhões.
Rudiane Fonseca, 39 anos, é formada em administração de empresas e possui MBA em controladoria e finanças, e apesar das graduações e da experiência que possui de anos no mercado, optou por empreender já que o comércio apresenta certas incertezas quanto ao mercado de trabalho. “Atualmente estou trabalhando, mas a empresa não anda muito bem e já houve vários cortes. Preocupada com a situação e com o desemprego, entrei no franchising como uma alternativa de renda caso venha a ocorrer. Sempre tive vontade de ter meu negócio e aqui na região temos muita dificuldade com estes serviços que a Maria Brasileira oferece, então resolvi empreender e estou amando. Já penso em me desligar da empresa até dezembro caso não seja demitida”, explicou.
O segmento no qual Fonseca apostou é no de limpeza e cuidados domésticos. A Maria Brasileira atua com diversos serviços do gênero, como, por exemplo: babá, bom vizinho, cozinheira, cuidador de idosos, passeador de cães, jardinagem, limpador de piscina, limpeza, motorista, passadeira, pet sitter (profissional encarregado para satisfazer as necessidades de proprietários de cães e gatos que por algum motivo precisam se ausentar de suas residências e necessitam de alguém de confiança para cuidar dos mesmos), recrutamento e seleção; contratação efetiva de profissionais domésticos, terceirização e zeladoria; contratação de profissionais para limpeza e conservação para locais com grande fluxo de pessoas como estabelecimentos comerciais.
A nova empresária conta que as dificuldades de se encontrar profissionais competentes na cidade, foi o nicho que encontrou para empreender. “Aqui em Itupeva é muito complicado encontrar uma pessoa que atua no ramo de limpeza competente, tive experiência própria com isso. A partir disso pensei que um empreendimento desta área na minha região faria muito sucesso, e então pesquisei bastante e cheguei até a Maria Brasileira”, relatou.
Potencial do setor
Não só o desempenho do setor de franquias faz dele um investimento rentável, mas, como também, as características que o compõe. Por exemplo: O segmento apresenta menor risco ao investidor: Para se ter um ideia, 60% das empresas brasileiras não sobrevivem até o 5º ano; no franchising esse índice cai para 15%. Know-how oferecido: para quem não tem nenhuma experiência com empreendedorismo o tema vem a calhar, já que o modelo de negócios vem pronto acompanhado ainda do suporte da franqueadora.
O retorno do investimento também é um diferencial: em algumas redes é possível obter o retorno em apenas alguns meses. O quesito “marca” também soma pontos, porque o franqueado já conta com a credibilidade de uma marca consolidada no mercado. E por fim, o planejamento! Este quesito facilita e muito para os franqueados, já que custos de instalação, projeto arquitetônico e as plantas de construção já chegam prontas as mãos deles.
Cada item foi avaliado por Rudiane, e segundo ela, princípios que a fizeram investir no franchising ao invés de começar algo do zero. “Esse tema também fez parte das minhas pesquisas, percebi que valia a pena e por isso deixei de lado a ideia de criar algo. A Maria Brasileira já me trouxe um negócio pronto, a estrutura da rede e o suporte aos franqueados é muito forte. Me senti segura desde o primeiro contato com a equipe de expansão, que me forneceu todas as informações, estudos, contatos de franqueados e se trata de uma marca forte, líder de mercado!”, finalizou a franqueada.
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