Simplicidade: o segredo do sucesso de uma franquia

O mercado de franquias tem chamado cada vez mais a atenção das pessoas que estão em busca de um negócio próprio. Para se ter uma ideia, no primeiro semestre de 2016, o número de unidades abertas contabilizou alta de 9,6%. Em relação ao ano passado, o índice de expansão foi de 3,6% em quantidade de lojas, totalizando mais de 140 mil novas empresas, segundo informações fornecidas pela Associação Brasileira do Franchising – ABF.

Agora, se por um lado, esses dados são extremamente positivos – haja vista o número de oportunidades que geram para diferentes setores da sociedade – por outro, é um pouco preocupante. Isso porque o número de pessoas inexperientes no setor que estão investindo todas as suas fichas no franchising é muito grande e, dependendo da rede escolhida, as dificuldades podem ser proporcionais.

Por isso, é muito importante que você faça uma avaliação criteriosa das marcas que tem interesse em investir antes de fechar efetivamente seu negócio. Em tempos de crise econômica, todo mundo quer inovar. O importante é ser disruptivo, seja no conceito, no produto ou no serviço. E, por isso mesmo, não irão faltar opções de franquias inovadoras, novinhas em folha, esperando sua atenção e investimento. Mas, se você quiser um conselho, lá vai: preze, aposte e valorize a simplicidade antes de qualquer coisa.

De nada adianta você escolher a rede mais top do momento, se não tiver a oportunidade de fazer o negócio acontecer para atingir o tão almejado sucesso. Por isso, prezar pela simplicidade faz toda a diferença. Ao escolher uma marca que valorize a facilidade na operação do negócio, você estará minimizando suas chances de erro a níveis extremos. Afinal, tudo será tão intuitivo que, com o tempo, você poderá administrar sua unidade de olhos fechados, sem perder nada na qualidade.

Quem opta por investir em uma franquia, muito provavelmente, está em busca de um negócio que já tenha sido testado e aprovado, que tenha expertise e know-how. Em outras palavras, que funcione. E, somente quando operado com facilidade, seu negócio poderá decolar rapidamente. A simplicidade deve estar presente das vendas à parte financeira, do recursos humanos à entrega do produto ou serviço prestado. Tenho certeza que você não vai querer brincar de adivinhar qual a melhor solução cada vez que tiver um problema ou uma dúvida em relação à gestão do seu próprio negócio. Portanto, questione tanto quanto puder a rede franqueadora. Avalie suas reais chances de operar o negócio com destreza e, aí sim, faça sua escolha.

Não há dúvidas sobre o enorme potencial do franchising no país, a expectativa é que o setor continue prosperando nos próximos anos e tem espaço para todo mundo. Contudo, mesmo sendo mais seguro do que qualquer outro modelo de negócio, o risco ainda existe. Então, cuidado nunca é demais. Busque equilibrar seus objetivos e preferências emocionais e racionais para fazer uma escolha consciente e assertiva. Assim, pode saber, o sucesso será apenas uma consequência!

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