Empreender no Paraná tem se tornado cada vez mais comum, principalmente no setor de franquias. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), entre 2017 e 2018, o estado ganhou mais 928 unidades franqueadas. A Sigbol, escola de cursos profissionalizantes de moda, é um dos exemplos de redes que estão de olho nesse mercado. “Não temos unidades em Curitiba, mas a nossa meta é expandir é inaugurar a primeira unidade até o fim do ano”, diz Aluizio de Freitas, diretor da marca. Com intuito de consolidar sua presença na região Sul, a empresa irá participar da Franchise4u, que ocorre na cidade curitibana no dia 16 de maio.
A Emagrecentro, rede de tratamento de emagrecimento e estética, também estará presente no evento. “A Franchise4U é uma ótima oportunidade para apresentarmos o nosso negócio, que é bem atrativo para o público B e C”, diz Edson Ramuth, fundador da Emagrecentro. A rede conta com uma unidade em Curitiba e pretende expandir para duas até o fim de 2019.
A Feira aposta em modelo diferente para atrair investidores. Antes de ir até o local do evento, os interessados agendam um horário com a franqueadora para tirar dúvidas sobre a marca. O formato atrai um público relevante já que não é preciso ficar horas circulando pela feira para achar um negócio ideal. Nesta 5ª edição do ano, o evento traz investimentos que vão de R$ 1 mil até R$ 1 milhão.
A Franchise4u já gerou mais de 13 mil reuniões, reunindo mais de 450 marcas expositoras e impactando mais de 10 mil pessoas, que tiveram a oportunidade de conhecer de perto modelos de negócios em reuniões de 30 minutos.
Oportunidade de negócio
A Sigbol possui três tipos de franquia. Um deles tem investimento de R$ 125 mil e é aplicado em grandes centros e capitais. Com demanda crescente em cidades menores, a rede apostou no modelo Smart. Com investimento de R$ 85 mil, o franqueado consegue adquirir uma estrutura mais compacta e com menos custos
Como esse formato ainda era restrito a cidades com mais de 150 mil habitantes, veio assim a ideia de investir em um modelo Basic. O intuito era oferecer uma estrutura adaptada para municípios acima de 50 mil habitantes e, neste caso, o investimento inicial necessário é de R$ 30 mil. Hoje, a empresa tem 27 unidades e está sempre buscando formas de inovar.
O mercado de beleza também é uma ótima opção para quem quer investir em uma franquia. Há três décadas no mercado, a Emagrecentro oferece um modelo de negócio a partir de R$ 80 mil. O faturamento mensal é de R$ 50 mil e prazo de retorno estimado em nove meses. São mais de 140 unidades no Brasil, e duas unidades nos Estados Unidos. Para auxiliar o franqueado, a rede não cobra taxa de franquia e todos os equipamentos e mobiliários, geralmente, são parcelados.
Como participar
Para visitar a feira, é preciso agendar uma reunião com a franquia de seu interesse por meio do site do evento. A Franchise4U Curitiba acontece no dia 16 de maio de 2019, das 9h às 20h, no dia Hotel Four Points by Sheraton, localizado na Av. Sete de Setembro, 4211- Água Verde, Curitiba, Paraná.