Shopping Cidade São Paulo apresenta ”Ocupação – Consciência Negra”, evento em prol da Semana da Consciência Negra

O empreendimento promove palestras de 19 a 22 de novembro que abordam temas sobre educação financeira, empreendedorismo, movimentos LGBTIQIA + Negros, além de um Sarau com o grupo Maobé.

Para marcar a importância do mês e do Dia da Consciência Negra (20/11), o Shopping Cidade São Paulo, junto ao Grupo CCP – Cyrela Commercial Properties e do Instituto CCP – responsável pelas ações de responsabilidade social do grupo – estimulou uma semana de programação dedicada à causa racial, com conteúdo alinhado com a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial (que reúne empresas voltadas para causa racial) e a Universidade Zumbi dos Palmares (instituição de ensino superior pioneira na inclusão de negros no ensino superior, no mercado de trabalho e no empoderamento social). O evento “Ocupação – Consciência Negra’’ reúne uma série de palestras, oficinas e exposições, que acontecem de 16 a 29 de novembro, no mall e demais empreendimentos do Grupo.

A programação em prol da valorização da cultura afro-brasileira, reúne especialistas de diferentes áreas que contribuem para a realização das atividades que abordam temas como negócios, educação financeira, conscientização dos movimentos LGBTIQIA+ Negros, entre outros. “Entendemos a importância do nosso papel em fomentar eventos e conversas em torno de temas urgentes. Por isso, receber essa série de palestras, apresentações e exposição, nos ajuda a conscientizar as pessoas, em dar voz e espaço a um movimento em direção à uma sociedade cada vez melhor, inclusiva e atenta à diversidade”, afirma Débora Viana, coordenadora de marketing do Shopping Cidade São Paulo.

Comemorado em 20 de novembro em todo o território nacional, o Dia da Consciência Negra é uma data que faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão. A data tem importância no reconhecimento dos descendentes africados na constituição e na construção da sociedade brasileira.

Dentro do calendário, o Shopping Cidade São Paulo recebe no dia 19, às 11h, Gleice dos Santos e Vilma Lopes, falando sobre Educação Financeira, dando atenção ao momento de crise resultante da pandemia do COVID-19, envolvendo a economia com impactos negativos da redução de renda. As palestrantes focarão na discussão de organização de finanças pessoais e consumo consciente. No mesmo dia, às 15h, Carol Attilli e Gleice dos Santos discutirão sobre Empreendedorismo e como é o funcionamento do MEI (microempreendedor individual) e CNAES (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), orientando ao público cases de sucesso de diversos empreendedores.

Já no dia 20, às 11h, Ximene Martins, Juvenaldo Lima e Valéria Freitas falam sobre Financiamento Coletivo e compartilham formas de capturar recursos para poder investir em seu próprio negócio através de dicas valiosas. Também no dia 20, às 15h, Juliana Acósta e Vilma Lopes do programa “Fábrica de Negócios” orientam ao público sobre como transformar seu empreendimento em um potencial de sucesso com estratégias e planejamento.

No dia 21, duas palestras com temas importantes fazem parte da programação. Às 11h, Dill Magno falará sobre o Papel da branquitude na luta anti-racista, apontando as desigualdades raciais e como colonialismo na história da cultura brasileira reflete nos dias de hoje. Já Flip Couto falará às 17h sobre Movimentos LGBTIQIA+ Negros, explicando os padrões racistas e homofóbicos de uma sociedade intolerante, além da importância e representatividade dos movimentos.

Para fechar com chave de ouro no dia 22, o Grupo Maobé realiza uma apresentação intimista ao vivo, com voz e instrumentos, apresentada por artistas togoleses, do Togo, país da África Ocidental, que exaltam a cultura africana através de uma rica troca cultural. O Sarau acontece às 17h com danças africanas. A programação é gratuita e, para participar basta se inscrever por meio da plataforma Sympla. Os links estarão disponíveis também nos eventos do facebook da página do Shopping Cidade São Paulo.

A exposição

Desde o dia 16/11 e até o dia 29/11, o shopping recebe no 4º piso uma exposição de obras da Galeria Diáspora – galeria de arte contemporânea, reconhecida por ser integralmente comprometida com a igualdade e representatividade racial e 100% idealizada, construída e gerida por pessoas racializadas: artistas, equipe e parceiros – com curadoria de Alex Tso e Luciara Ribeiro. Nela estão expostas mais de 30 obras sob o tema “Transbordos: amanhecendo em memórias”, onde os sete artistas afro-brasileiros contemporâneos Ramo Negro, Wagner e Janaina, Marcel Diogo, Lucas Soares, Claudia Lara, Edu Silva, Eneida Sanches, exibem produções com uma variedade de linguagens, técnicas e escolhas poéticas. O público terá a oportunidade de transitar entre o passado, futuro e presente, expandindo suas visões, entendimento e criatividade através do repertorio da arte ali presente que retratam a memória do fazer, pensar e criar. A mostra contará também com o telão de led do Shopping, assinado pelo artista Ramo Negro.