O mercado de franquias continua sendo um importante modelo de negócios no Brasil. Um dos principais fatores para isso são as inúmeras vantagens que esse meio oferece. Entre elas, o crescimento contínuo, mesmo em épocas de instabilidade econômica, chama atenção dos investidores. Dentro dessa área, o setor de serviços se apresenta como um destaque cada vez mais evidente.
O franchising é responsável por quase 3% do Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB) e a tendência é que esse índice aumente nos próximos anos. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o primeiro semestre de 2019 foi excelente para o setor. Enquanto isso, o segmento de serviços também demonstrou bom desempenho, atingindo crescimento de 6,2% no terceiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano anterior.
O gerente de rede franquias da Empresta Bem Melhor, Douglas Andrade, comenta que um dos motivos para tal crescimento e expectativas positivas é o alto índice de necessidade da população em relação a este setor. “Os setores que mais crescem são os de Alimentação, Saúde, Beleza e Serviços. Isso, porque estes são mercados que oferecem soluções para coisas básicas que toda a população precisa”.
Primeiro passo
Por ser um mercado em pleno crescimento, diversos investidores já percebem as vantagens de aderir às redes de serviços. Mas, mesmo com tantos benefícios, é necessário cautela. “Mesmo que as franquias sejam negócios padronizados, com marcas já estabelecidas, alguns cuidados precisam ser tomados em qualquer tipo de investimento. Por isso, a primeira coisa a se fazer é planejar!”
O especialista acrescenta que conhecer a franquia em que deseja investir também é importante. “Você precisa ter afinidade e entender os processos. Dessa forma, as chances do seu negócio ser um sucesso serão ainda maiores”.