Diante do contexto econômico de recessão, com alta na inflação e aumento do desemprego, o varejo já espera para este feriado de dia das mães mais um episódio de queda no volume de vendas em relação ao mesmo período do ano passado.
Segundo pesquisa realizada pela Boa Vista SCPC, o percentual de consumidores que planejam comprar presentes para a data caiu de 86% em 2014 para 75% este ano – queda de 11 pontos percentuais.
O cenário, no entanto, não assusta as redes de franquias no setor de perfumaria e cosméticos, que têm no feriado um “segundo natal”, como define o porta-voz da Ares Perfumes e Cosméticos (rede especializada em perfumaria fina de alta fixação), Daniel Castro.
“A nossa expectativa para o dia das mães é uma expectativa positiva. Tão positiva quanto nos outros anos”, destaca o executivo. Segundo ele, “o mercado de cosméticos é o último a sentir ou ter a percepção da crise, o último item a ser cortado como supérfluo [no orçamento do brasileiro]” e espera um aumento nas vendas semelhante ao de anos anteriores.
O motivo, de acordo com Castro, estaria no fato de que mesmo na crise, “as pessoas que não estão trabalhando estão procurando emprego e também precisam estar com boa aparência”, além de uma “questão cultural” do brasileiro, mais disposto gastar com esse segmento.
Essa disposição fica evidente quando o assunto é presente de dia das mães. Ainda de acordo com o levantamento feito pela SPC, itens de uso pessoal como vestuário, calçados, cosméticos e joias representam 43% das intenções de compra para o dia das mães este ano, aumento de 4 pontos percentuais em relação a 2014 (39%).
Em seguida na lista de presentesvêm os eletrodomésticos, móveis e itens para casa (20%) e num percentual bem abaixo os tradicionais programas de entretenimento em família como o jantar de dia das mães (8%) e as flores (6%). A pesquisa ouviu 1.100 pessoas em todo o Brasil.
Entre as redes que apostam no potencial do setor está a Boticário, que investiu R$ 20 milhões em ações de marketing e desenvolvimento de produtos para a data. Maior rede de cosméticos do país, a rede espera aumentar em 15% o seu volume de vendas em relação ao mesmo período do ano passado.
“Para apresentar as novidades, a marca exibe em rede nacional campanha na TV, em mídia impressa e também ação digital no site”, revela a rede em comunicado no qual apresenta os produtos desenvolvidos para o dia das mães, entre eles o lançamento da fragrância “Glamour Amour”, elaborada em edição limitada especialmente para a data comemorativa.
“Pode ser que de maneira global no mercado realmente esteja acontecendo uma retração no consumo, mas no segmento de perfumaria e cosméticos a gente não sentiu isso”, explica o executivo da Ares. Castro explica, no entanto, que a rede não elaborou um plano específico para o dia das mães, mas contará uma rede recém formada de vendedores diretos que já conseguiram complementar as vendas da rede em até 30%.
“Além de contarmos com a nossa rede de unidades de franquias, nós agregamos um modelo de vendas, estratégia que adotamos em função do cenário de crise e não especificamente para os dias das mães, mas que tem sido muito significativo para gente. É por isso que a nossa expectativa é positiva”, explica Castro.
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