Setor de franquias fatura R$ 91,4 bilhões de reais, com crescimento de 12,9% no 1º semestre de 2022

Franqueadoras revelam que investimento em interiorização, microfranquias e formatos mais compactos ajudaram nos resultados positivos

As franquias têm ganhado espaço como uma opção de investimento seguro, em especial em tempos de crise econômica. Isso porque, dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgados durante a 20ª Convenção da ABF realizada no final de outubro na Bahia, mostram que o setor cresceu 12,9% na receita no primeiro semestre de 2022. Em comparação no mesmo período, em 2020, o crescimento é ainda maior, 17%. Para a educadora financeira Aline Soaper, o sucesso no formato pode estar ligado ao fato de que, para os novos empreendedores, as franquias já são testadas e validadas e representam um risco menor ao investidor. O CEO e presidente da YES! Idiomas, Clodoaldo Nascimento, revela que a rede de franquias investiu na interiorização e na segunda marca de idiomas, seguindo a tendência low cost. Já a sócia fundadora da rede American Cookies, Francielle Faria conta que a marca investiu na tendência de franquias contêiner, com preço mais acessível e pela flexibilidade. Já Cayo Costa, sócio fundador rede Açaí Purissímo, marca que também aposta no modelo contêiner, diz que o formato atrai pela sustentabilidade e fácil instalação.

Segundo a educadora financeira Aline Soaper, além da vantagem de um modelo de negócios já testado e validado, as franquias oferecem outros atrativos como: manuais de funcionamento operacional, comercial e financeiro. “Isso aumenta as chances de sucesso para os novos empreendedores. O que o franqueado deve ter em mente é, que mesmo que a franquia seja um modelo financeiramente sustentável, o empreendedor deve estar preparado para atravessar principalmente os primeiros meses da implementação das franquias. Então a regra para quem pensa em investir em franquias é ter um bom planejamento financeiro, que vislumbre além do investimento inicial, o capital de giro e as reservas para se manter no primeiro ano de operação”, ensina Soaper.

Seja pela flexibilidade do home office, pela especulação imobiliária ou por conta das capitais infladas, os brasileiros buscaram durante a pandemia – e continuam buscando – oportunidades em cidades menores. De olho nisso, A YES! Idiomas disponibiliza modelos de franquias de acordo com o número de habitantes das cidades (soft, light e premium). Com investimento inicial de R$ 100 mil, a franquia Soft é ideal para municípios com até 50 mil habitantes. Já para lugares de médio porte, de 50 a 150 mil habitantes, a franqueadora oferece o modelo Light, que requer o investimento inicial de R$ 150 mil. Para cidades com mais de 150 mil habitantes e grandes capitais, a rede aposta no modelo Premium, que requer o investimento inicial de R$ 300 mil reais. Além disso, a YES! também oferece o modelo de microfranquia educacional, com investimento inicial a partir de R$ 30 mil. Esse modelo tem uma configuração store in store, para operar dentro de instituições de ensino, com um espaço de apenas 50m², quatro colaboradores e projeção de 300 alunos, a expectativa de faturamento de R$ 45 mil/mês, com lucro líquido de 30%.

Os modelos low cost também estão no rol de opções de franquias que atraem o interesse dos investidores, pela alta rentabilidade e baixo custo. Pensando nisso, o Grupo BDC (detentor da YES! Idiomas, Ilha Garden e outras marcas), lançou a FOLLOW ME Idiomas. “A nova marca é um modelo de microfranquia com investimento inicial de até 90 mil e projeção de receita mensal de R$ 40 mil. O modelo de negócio já vem sendo testado desde 2018, com planos de expansão para todo o Brasil”, revela Clodoaldo Nascimento, fundador do Grupo BDC e da FOLLOW ME, e também CEO e presidente da YES! Idiomas.

As franquias em contêiner, também são uma tendência – em especial pelo custo e por serem modelos compactos. Muito utilizado na construção civil em países da Europa e do Japão, e aqui no Brasil, com crescimento em especial nas marcas varejistas, o formato moderno é feito em uma caixa produzida em aço, alumínio ou fibra que oferece uma estrutura pronta, sustentável e de fácil instalação. A American Cookies, marca dos tradicionais cookies americanos, tem um modelo de franquia nesse formato, a fim de potencializar a expansão e interiorização da marca. O formato tem o intuito de ser uma franquia mais acessível da rede de cookies artesanais, com investimento inicial a partir de R$ 149 mil, o contêiner da American Cookies foi desenvolvido para oferecer versatilidade e flexibilidade para o investidor. O formato foi pensado para atender, principalmente, cidades menores, a partir de 50 mil habitantes, e em municípios sem a presença de grandes players de shoppings centers.

“Além de ser o modelo mais barato entre as nossas três opções de franquias, que são contêiner, quiosque e loja, o novo formato terá uma montagem mais rápida e prática, uma vez que chega pronto para ser instalado no local, e ainda oferece flexibilidade geográfica”, explica a sócia fundadora da rede American Cookies, Francielle Faria.

A rede Açaí Puríssimo, especializada no preparo de cremes, shakes e congelados com a polpa do fruto amazônico, também investiu no formato de contêiner. Com investimento inicial de R$ 150 mil, o modelo oferece versatilidade para o investidor adequar o seu negócio ao espaço fornecido. “Esse é o primeiro formato contêiner da nossa rede e estamos otimistas de que será um dos modelos mais procurados. Estamos apostando todas as fichas nesse novo modelo, já que é um investimento mais previsível, uma vez que se trata de uma caixa produzida em aço, alumínio ou fibra que oferece uma estrutura pronta, sustentável e de fácil instalação. Nossa expectativa é fechar o ano de 2022 com 24 lojas inauguradas na capital. Estamos animados e esperançosos com a retomada do comércio e confiantes de que temos muito mercado a alcançar ainda”, comenta Cayo Costa, sócio fundador da marca.