Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de franquias educacionais apresentou no primeiro trimestre de 2020 um crescimento de 3,5% comparado ao mesmo período de 2019. O que foi recebido com grande entusiasmo, visto o cenário econômico e sanitário vivido pelo Brasil em decorrência da COVID-19.
Nesta pandemia, segundo uma pesquisa feita pelo Google, a procura por cursos de especialização online cresceu 130% entre os meses de março e maio. Já um estudo recente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), constatou que cerca de 1,7 milhão de brasileiros realizaram matrículas em cursos durante a quarentena.
Fui consultor de negócios da franqueadora, atuando desde de 2017 na marca, e surgiu a oportunidade de assumir uma unidade. A crise não foi um problema, mas sim uma oportunidade”, evidencia Willian Godoy, 31, que recém inaugurou uma franquia da rede CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos) no dia 23 de julho, na cidade de Guarapuava no Paraná.
A abertura ao público aconteceu da forma mais segura possível e teve a participação da atriz mirim Nicole Meira, assim como pessoas importantes da cidade. O Cebrac também já tem a perspectiva para setembro da inauguração da unidade de Blumenau, em Santa Catarina. Lucas Amaral Carvalho, 31, se preparou durante 3 anos para abrir a franquia. “Sem dúvidas, o que me deixa muito seguro de inaugurar na crise foi todo esse tempo que eu tive de preparo, e também de entender o que estava acontecendo na cidade, estávamos marcando a inauguração para agosto. Observando todo o cenário entendemos que quanto mais seguro , melhor, e mudamos nossa estratégia de cursos para abranger o público que precisa voltar ao mercado de trabalho”, esclarece o novo franqueado do CEBRAC.
A frente de expansão da franquia comemora que mesmo com todas as dificuldades atingiram um bom resultado. “Adaptamos e tivemos um relacionamento estreito com os nossos franqueados antigos e novos. Fizemos um comitê de crise e já estamos otimistas, pois algumas unidades já voltaram a reabrir com as normas de segurança de cada cidade”, explica Rogério Silva, CEO do Cebrac.
O movimento de interiorização de franquias é algo que vem sendo notado ao longo dos anos. As cidades menores conseguem comportar escolas com metragem menor e angariar alunos para encaminhá-los ao mercado de trabalho. ” O CEBRAC tem a agência de emprego CEBRAC que direciona pais e estudantes para vagas nacionais e no próprio estado. Essas duas inaugurações da rede mostra a força nas cidades pequenas para franquias e reflete o movimento de empregabilidade necessário após qualquer crise“, finaliza Rogério Silva, CEO da rede.