De acordo com os dados recentes divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) o setor registrou um crescimento nominal de 7,6% no faturamento das redes neste 1º trimestre do ano, se comparado ao mesmo período de 2015. O faturamento de R$ 31,331 bilhões no período subiu para R$ 33,709 bilhões.
Um destaque foi para o segmento de Esporte, Saúde, Beleza e Lazer, com crescimento de 12%. Neste cenário, a GOU Franquias, especializada em tratamento ortodôntico e clareamento dental, reforçou a presença no interior de São Paulo e no Mato Grosso do Sul com abertura de novas unidades neste inicio de ano. Para manter o desempenho e crescer 40% em 2016, a GOU tem investido em marketing, com campanhas em televisão, treinamento e qualificação dos franqueados. A rede possui investimento inicial a partir de R$ 120 mil, com prazo de retorno a partir de 18 meses.
Outra rede do segmento que mantém o ritmo é a Alergoshop, pioneira no segmento de produtos hipoalergênicos, que vem apostando na abertura de novas franquias e ações de marketing como principais fatores de crescimento para o ano. Seguindo os planos de expansão, a rede abrirá sua primeira franquia no Nordeste nos próximos meses. O investimento inicial é a partir R$ 145 mil, com prazo de retorno de investimento de 24 a 36 meses.
No segmento de Alimentação, a Sr. Sorvete vem se mostrando otimista com o mercado e tem investido principalmente no mix de produtos, como a inserção de açaí e o lançamento cardápio especial para o inverno, com sabores e taças especiais para o tempo frio. A rede também ampliará a atuação no interior de São Paulo nos próximos meses, com abertura da unidade em Ribeirão Preto. Com investimento inicial a partir de R$ 109 mil, o prazo de retorno é de 18 a 24 meses.
Para Diego Mendonça, sócio-diretor da Franquear Consultoria, as redes de franquias são boas opções para quem quer ter um negócio ainda esse ano, porém investir demanda alguns cuidados. “Para quem pretende investir em uma franquia é fundamental buscar negócios que tenha afinidade, conversar com outros franqueados da rede, conhecer o público-alvo e entender que é imprescindível que haja dedicação total.”
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