O ritmo de expansão mais forte e as perspectivas econômicas melhores levaram o setor de franquias a registrar um crescimento nominal de 7% no 1º trimestre deste ano, ou seja, um ritmo mais intenso se comparado ao mesmo período de 2018 que foi de 5,1%. O faturamento passou de R$ 38,762 bilhões para 41,464 bilhões. Considerando-se os últimos 12 meses, o crescimento foi de 7,5%, é o que revela a última pesquisa realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising. Quanto ao movimento de abertura e fechamento de lojas no 1º trimestre de 2019, o estudo apontou uma variação positiva do saldo total de 2,5%, mais do que o dobro do 1º trimestre de 2018. Os lançamentos e tendências deste setor serão o foco da 28ª ABF Franchising Expo, vitrine oficial do mercado de franquias brasileiro, que ocorre de 26 a 29 de junho, no Expo Center Norte. São esperadas cerca de 400 marcas expositoras, do Brasil e do Exterior, e uma visitação de mais de 60 mil empreendedores.
Para o presidente da ABF, André Friedheim, “dois fatores contribuíram com o desempenho do setor. O ritmo mais forte de expansão em 2018 e de janeiro a março de 2019 – associado a definição do quadro eleitoral e a um mercado de trabalho desaquecido – e alguns movimentos positivos no varejo alavancados por um consumidor menos retraído. O crescimento do setor reflete também os ajustes realizados pelas redes nos últimos três anos, principalmente a busca por mais eficiência, o desenvolvimento de modelos de negócio mais enxutos e a diversificação de canais de venda, linhas de produtos e consumidores”.
De acordo com a ABF, os segmentos do franchising que mais cresceram no primeiro trimestre de 2019 foram Casa e Construção (12,9%), Serviços Automotivos (12,7%), Comunicação, Informática e Eletrônicos (9,7%), Serviços e Outros Negócios (9,6%) e Saúde, Beleza e Bem Estar (9,2%).
Nos 31 mil m² de feira, a ABF Expo 2019 está se preparando para apresentar opções de franquias nos mais variados setores da economia nacional, com investimento inicial inferior a R$ 90 mil até mais de R$ 1 milhão, dos segmentos já citados e outros como Alimentação, Moda, Serviços Educacionais, Entretenimento e Lazer, Hotelaria e Turismo e Limpeza e Conservação. Completando o ecossistema do setor, participam também da feira fornecedores do franchising, shopping centers e pontos comerciais.
A pesquisa da ABF apontou movimentos importantes em relação ao ponto de venda, que também se refletem na feira de franquias. Depois de alguns anos de queda, cresceu a participação dos shoppings enquanto local do ponto de venda, passando de 21,5% em 2018 para 24,9% em 2019. “Desde o ano passado os shoppings esboçam uma reação que começa a aparecer em nossos números. A vacância e a mudança do mix, com mais lojas de alimentação e entretenimento, criaram boas oportunidades para o franchising”, explica Vanessa Bretas, gerente de inteligência de mercado da ABF. Esse movimento, no entanto, não reverteu outra tendência registrada nos últimos anos, o crescimento dos pontos alternativos, com destaque para o home office, cuja participação passou de 4,9% em 2018 para 6,7% em 2019. Em termos de modelo de operação, houve um crescimento expressivo dos quiosques (de 6,5% em 2018 para 8,6% em 2019), mas outras modalidades alternativas tem participações relevantes como é o caso de Home-based (6,0%) e Atendimento à Domicílio (2,1%).
“Esses dados mostram que os formatos alternativos têm muito potencial de crescer no Brasil. Não por acaso, muitas redes devem lançar formatos diferenciados ao longo da feira. Além de propiciar o alcance de novos mercados e consumidores, muitas vezes, esses formatos favorecem a chegada de novos empreendedores ao franchising”, ressalta André Friedheim.
Atrações – A feira oferece também espaços temáticos como a Arena do Conhecimento, com apresentações sobre diversos temas associados ao mercado de franquias no Brasil, o Boulevard de Microfranquias, com redes cujo investimento inicial é de até R$ 90 mil, e o Montando Minha Franquia, que reunirá fornecedores do sistema de franchising à exemplo de ferramentas de TI, serviços de marketing, geolocalização, design de ponto de venda, sistemas de pagamento, entre outros. Haverá ainda o Lab ABF by Oasis Lab, um espaço que reúne diversas startups em um único ambiente com soluções para franqueadores e franqueados de diferentes segmentos. Por fim, destaque para a criação do Exhibitor Business Lounge, espaço dedicado para interações, encontros e negócios do expositor da feira.
A venda de ingressos online está aberta – Os interessados em visitar a ABF Franchising Expo 2019 já podem garantir seu ingresso. O primeiro passo é realizar o credenciamento online pelo site, o que facilita a entrada na feira, evita filas e garante o desconto de antecipação sobre o preço da bilheteria local. Ou seja, a compra do ingresso online sai pelo valor promocional de R$ 70, mesmo durante a realização do evento, de 26 a 29 de junho. E na bilheteria local, a venda de ingressos terá o custo de R$ 80 (sem o desconto). Cada ingresso é individual, intransferível e dá direito a uma credencial válida para acesso aos 4 dias do evento.