Qualificação é a palavra de ordem do mundo pós-pandemia. No Brasil não será diferente. Estudar está entre as prioridades de quem quer ser bem sucedido no mercado de trabalho, seja trabalhando para alguém ou tendo o seu próprio negócio.
O Brasil que já vem vivendo um momento econômico difícil nos últimos anos se vê, agora, após Covid, em uma situação ainda mais desafiadora onde estar preparado para novas oportunidades será o diferencial para se destacar no mercado. A competitividade está cada vez mais acirrada e é necessário aprimorar conhecimentos para se diferenciar nas crises.
A demanda pelo aprendizado e o novo cenário low touch coloca em evidencia o ensino remoto e hibrido mesclando tecnologia com aulas presenciais. Na análise por segmento realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising – no primeiro trimestre de 2020, o setor de educação estava na quarta colocação em relação ao desempenho, Serviços Educacionais tiveram crescimento no faturamento de 3,5%. As redes conseguiram migrar grande parte dos serviços prestados para o online e, em alguns casos, até houve aumento na demanda de capacitação à distância.
A interiorização é outra forte tendência no segmento de serviços educacionais. Segundo pesquisas desenvolvidas pela inteligência de mercado da ABF, há uma presença maior de marcas de educação em cidades menores, onde também existe uma demanda reprimida por ensino de idiomas, profissionalizante, tecnologia e outros ramos de atuação das franquias desse segmento.
“Temos a maioria das nossas unidades (+ de 30) concentrada no interior do país, principalmente na região sudeste, correspondendo a 96% das unidades ativas. Enxergamos um forte potencial no interior que vem despontando como boas praças para receber operações de cursos profissionalizantes, principalmente lugares acima de 20 mil habitantes”, afirma o executivo.
“Para auxiliar o investidor na escolha do melhor ponto, pesquisamos a cidade ou bairro de acordo com a população, e também o nosso público-alvo, que são das classes B, C e D, e perto ou de fácil acesso para crianças e adolescentes. De preferência uma localização onde existam escolas públicas de ensino infantil, fundamental e médio. Procuramos um local estratégico que seja de fácil acesso para atrair potenciais alunos”, explica Jilo Shimada, diretor de expansão da rede.
Cursos Híbridos
De acordo com o quarto relatório Monitor Covid-19 e o mundo do trabalho, elaborado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), uma a cada seis pessoas de 15 a 24 anos deixou de trabalhar desde o início da pandemia. Os que não perderam o emprego, segundo o levantamento, tiveram as horas de trabalho reduzidas em 23%. Mais um motivo pelo qual se profissionalizar será tão importante.
É nesse novo cenário que a rede de franquia Via Certa Educação Profissional já se adequou às oportunidades e desde o início da quarentena disponibiliza aos seus alunos o acesso à aulas remotas onde é possível acessar o mesmo conteúdo que teria em sala de aula em home office.
“Nós já tínhamos preparado toda a tecnologia para esse tipo de aula, apenas tivemos que acelerar o processo em andamento. Essa visão para o futuro, de antecipar tendências, ajudou muito no desempenho dos franqueados da rede nesse período em que não se podia sair de casa. Tivemos uma adesão muito positiva dos nossos alunos às aulas remotas e, inclusive, conseguimos trabalhar nosso comercial para vender cursos 100% nesse formato em algumas unidades”, explica Décio Marchi, diretor executivo da Via Certa.
A rede utiliza plataformas digitais para o desenvolver das aulas que facilitam o acesso a materiais, permite uma interatividades escola x aluno com mídias diversas como vídeos, conversação, exercícios online, entre outros. “Sempre tivemos uma metodologia hibrida mesclando a teoria com a prática, por isso acreditamos que todo esse cenário potencializará a nossa maneira de ensinar”, salienta Marchi.
Cursos de qualificação
A Via Certa oferece cerca de 30 cursos de qualificação profissional nas áreas mais buscadas pelos brasileiros, como: administração, marketing, indústria e energia, informática, línguas, saúde, estética, entre muitos outros. A duração do curso varia de seis meses a dois anos, e o custo mensal é bem acessível: a partir de R$ 99,90.
“Temos uma grade de cursos completa para todas as idades e sabemos que temos a missão de contribuir para a evolução das pessoas formando cidadãos capacitados para atuar onde desejarem”, reforça Décio Marchi, diretor executivo da rede.
Por que as franquias de educação são bom negócio?
A educação nunca vai cair de moda. A grande vantagem de investir no segmento é o potencial existente em todo o país. Segundo o Ministério da Educação, a procura por cursos profissionalizantes cresceu 70%, entre 2009 e 2017. Capacitação e especialização profissional está entre as prioridades dos brasileiros deixando o setor de franquias de educação em evidencia e com excelente potencial de rentabilidade. Com demanda alta, as redes se destacam pela inovação nos métodos de aprendizagem.
Especialistas afirmam que investir em franquia de educação tem se revelado uma ótima opção de negócio próprio, principalmente a longo prazo. A Via Certa não exige que os franqueados tenham formação na área, porém é necessário afinidade com o segmento e aptidão para gestão, já que ele é o responsável por prospectar os clientes. “Sempre orientamos que no futuro franqueado tenha o perfil de um gestor, com capacidade de liderar a sua equipe de colaboradores e um desejável perfil Comercial”, exemplifica Shimada, diretor de expansão da rede.
Shimada reforça que esse é um segmento que sempre cresceu durante as crises e é uma necessidade para toda a sociedade na pós pandemia, ajudando as pessoas a se colocarem de volta ao mercado de trabalho e contribuir com as empresas oferecendo mão de obra qualificada.
Vantagens de ser um franqueado na área de educação
- · Não existe a necessidade de estocar produtos;
- · A Educação é uma necessidade para pessoas de todas as idades, abrindo uma abrangência muito grande a ser explorado no mercado;
- · As empresas que contratam valorizam muito os candidatos que buscaram qualificação profissional, ganhando vantagem competitiva na hora de serem selecionados;
- · Existe o lado social onde o franqueado contribui como educador da transformação na vida das pessoas.