Criado para complementar a limpeza convencional que a Mary Help já oferecia através do agenciamento de equipes de profissionais diaristas desde 2011, o tratamento de sanitização de ambientes reduz a chance das pessoas se infectarem por vírus – incluindo o novo coronavírus, bactérias e fungos. O serviço foi lançado após o início da pandemia da Covid-19 e fez a rede voltar a crescer em faturamento.
“Nosso faturamento chegou a cair 70% no início da quarentena, os clientes tinham receio de ter diaristas em casa. Foi daí que encontramos uma maneira de lançar um serviço que ajudaria a aumentar nosso faturamento e que ajuda as pessoas no combate ao novo coronavírus. A desinfecção feita de forma correta é uma das formas mais eficientes de proteger as pessoas, tendo em vista que o contágio de Covid-19 se dá, justamente, pelo toque e contato com superfícies contaminadas”, explica José Roberto Campanelli, fundador e diretor da Mary Help.
A demanda pelo serviço de sanitização não tem sido alta apenas por parte das empresas, mas também pelo mercado doméstico (residências), que hoje representa 60% da carteira de clientes da rede.
Primeira franquia do Brasil a realizar a intermediação no serviço de diaristas, a Mary Help cresce a cada ano e registrou em 2019 uma média de 400 mil diárias e um faturamento de R$ 52 milhões. Atualmente com 120 unidades, a rede de franquias contabiliza cerca de 5 mil diaristas ativas e preparadas para atender o cliente, inclusive através de aplicativos em poucos cliques ou então uma simples ligação. A gama de serviços oferecidos vai além das faxineiras, pois os clientes também podem agendar e contratar lavadeira, passadeira, cozinheira, copeira, cuidadores de idosos e até garçons e churrasqueiros para festas e eventos.
Os diferenciais que a rede oferece fizeram, inclusive, com que antigos clientes se tornassem franqueados. Para quem deseja investir na marca, a rede exige investimento a partir de R$ 40 mil. Além do baixo valor inicial, a rede oferece alta rentabilidade (de até 25% sobre o faturamento bruto) e rápido retorno de investimento (12 a 14 meses).
Saiba como funciona o Serviço de Sanitização de ambientes da Mary Help
A aplicação é feita por meio da nebulização de sanitizantes de uso hospitalar (quaternários de amônia de 5ª geração) aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), com foco em interruptores, maçanetas, torneiras, válvulas de descarga e demais pontos e superfícies que, por serem tocados frequentemente, são responsáveis pela propagação de doenças. A aplicação para um local em torno de 200 metros quadrados dura em torno de duas horas, sendo realizada por uma ou duas pessoas devidamente treinadas e protegidas por EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
Através da nebulização do desinfetante em forma de névoa que adere às superfícies e garante a eliminação de 99,9% dos agentes patogênicos. Essa névoa é dissipada entre 1 e 3 horas; recomenda-se, portanto, que somente após esse período seja liberada a reentrada de pessoas e animais domésticos nos locais tratados.
A desinfecção dos ambientes é importantíssima, mas não dispensa que as pessoas continuem mantendo hábitos de higiene saudáveis, além das precauções de manter distanciamento social, uso de máscaras, evitar tocar os olhos, nariz e boca, usar álcool em gel, manter roupas limpas, higienizar telefones celulares e computadores etc. Estas práticas são fundamentais até que sejam desenvolvidas vacinas para prevenir o contágio da doença.
A sanitização pode ser feita em consultórios médicos, odontológicos, transportes públicos, empresas em geral, residências, entre outros, e pode custar a partir de R$350,00 dependendo do tamanho do local. Para locais muito grandes é necessário a realização de orçamento específico. O serviço está sendo oferecido por diversas unidades da Mary Help no Brasil.