Ser ou não ser o primeiro franqueado de uma marca?

Publicado em 23/12/2015 por Rosana Fernandes

Empresários que tiveram a coragem e obtiveram bons resultados em seus modelos de negócios podem ampliar suas empresas se tornando novos franqueadores, iniciando a oferta de franquias após terem seu modelo já testado e aprovado, uma missão ainda mais desafiadora.


Entre os principais desafios estão fatos como:


- O negócio ainda não foi completamente testado
- A necessidade de realizar ajustes ao longo do desenvolvimento
- Desconhecimento da marca pelo público
- Risco do nicho e oportunidades serem passageiros
- Pouca experiência do empresário como franqueador
- Adaptações do sistema de suporte aos futuros franqueados durante a operação das unidades


Diferenciais positivos para quem aposta em novas franquias
Além dos desafios, também não podem ser deixadas de lado as oportunidades que surgem. O fato de ser uma novidade, ao mesmo tempo em que precisa de esforços para conquistar o público, também pode ser um valioso diferencial tornando a franquia um grande atrativo para o mercado.


As novas franquias também se destacam por terem custos de aquisição menores e mais atrativos, em comparação com franquias já estabelecidas no mercado há mais tempo, o que pode favorecer especialmente os novos franqueados em busca de oportunidades.


Com possíveis custos mais baixos, surge também a possibilidade de obtenção de retorno ainda mais rápido, o que pode reforçar ainda mais as vantagens financeiras para quem se lança como um dos primeiros investidores de uma franquia.


Atenção à postura do Franqueador
Para quem resolve iniciar um novo projeto, sendo um dos primeiros franqueados de uma marca, é importante estar atento à postura do Franqueador, observando por exemplo:


- A experiência do mesmo
- Detalhes sobre o plano de negócios e desenvolvimento a ser alcançado
- Verificando se o franqueador possui unidades próprias ou se apenas comercializa a licenciação da marca
- O tempo de operação antes de se abrir para o mercado de franquias
- Resultados obtidos neste período.


Como ser um novo franqueado minimizando riscos
Para os interessados em franquias em fase de lançamento, além da disposição para enfrentar este desafio, é importante firmar uma boa relação com o franqueador, para receber assistência e apoio e assim desenvolverem juntos resultados ainda melhores.


O franqueado precisa se identificar verdadeiramente com a proposta, segmento e modelo da franquia para se sentir seguro em assumir o papel de porta-voz da rede, pois com isto, conseguirá manter resultados satisfatórios e consistentes.


Como primeiro franqueado, haverão, sem dúvidas, muitas dúvidas e dificuldades, por isso, também não se esqueça de checar o formato do suporte a ser fornecido, sua periodicidade, os canais utilizados, modelos de treinamento e muito mais.


Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Palavras-chaves: Investir em franquias , Empreender , Franquias , Franqueadores , Franqueados , Franquias novas , Dicas para investir em franquias