A ABF – Associação Brasileira de Franchising abriu as inscrições para o Selo de Excelência em Franchising 2017. Principal referência do mercado brasileiro de franquias, o SEF chega a sua 27ª edição com importantes reformulações nos critérios, que ampliam a possibilidade de participação das redes e estão mais objetivos. As inscrições podem ser feitas até 31 de outubro, impreterivelmente, no site da associação.
Anteriormente, só poderiam concorrer ao SEF e, automaticamente, participar da pesquisa, as redes associadas com no mínimo dez unidades franqueadas e dois anos de operação no franchising. A partir desta edição, as marcas não enquadradas nesse critério terão a opção de se inscrever apenas na pesquisa, que é um importante instrumento de diagnóstico da rede, obtendo um desconto no valor da inscrição. Outra medida adotada pela atual diretoria da ABF foi manter os mesmos valores de inscrição praticados em 2015 como mais um incentivo à participação das redes.
A ABF, por intermédio do seu Conselho de Ética e em parceria com uma consultoria especializada e independente, realiza uma pesquisa de campo específica para o Selo de Excelência em Franchising com uma série de entrevistas com os franqueados.
A Pesquisa do SEF também foi reformulada, com ajustes no questionário que tornaram o estudo mais claro e objetivo. Os ajustes foram feitos levando-se em consideração os feedbacks recebidos dos franqueados que, por meio de suas respostas, avaliam a empresa franqueadora.
O trabalho de aprimoramento do Selo é continuamente feito pela Associação. De acordo com a presidente Cristina Franco, “a cada ano, a diretoria da ABF analisa todo o processo que envolve o Selo de Excelência de Franchising para mantê-lo em sintonia com a própria dinâmica do mercado de franquias e para que a chancela mantenha-se como um instrumento fundamental de análise para os gestores das empresas franqueadoras inscritas, candidatos a franqueados e para o mercado de forma geral. Mais do que apenas uma chancela, o SEF é um ferramenta de gestão e desenvolvimento constante, em nível individual e do mercado como um todo”, afirma.
Considerada a terceira e mais significativa novidade do SEF 2017 pelo presidente do Conselho de Ética, Gustavo Schifino, a nota de corte, que antes resultava da média dos pontos obtidos na categoria (Pleno, Sênior ou Máster, definida de acordo com o tamanho da rede e seu tempo de atuação no franchising), foi revisada. “Agora, o critério passa a ser objetivo. Caso 75% dos franqueados da rede estejam satisfeitos ou muito satisfeitos com o franqueador, ele receberá a chancela, independentemente das demais franqueadoras da categoria”, explica.
Todo o processo do SEF dura cerca de três meses, desde o recebimento da pesquisa respondida até a análise dos dados e informações nela contidos. “Completamos 27 anos de Selo de Excelência e sabemos o quanto essa importante chancela ajudou nossa indústria a se desenvolver, o quanto foi útil para que franqueadores de todos os tamanhos e de diferentes setores pudessem ter uma fotografia real de sua rede”, completa Schifino.
Na edição 2016 do Selo de Excelência em Franchising, foram inscritas 225 redes e 199 conquistaram a chancela. Na Categoria Pleno, que reúne as marcas com mais de três anos no mercado e que possuem dez ou mais unidades de franquia, o destaque foi a rede Instituto Mix. Dentre as marcas franqueadas há mais de cinco anos, classificadas na Categoria Sênior, e que contam com 30 ou mais franqueados, destacou-se a rede World Tennis. Já na Categoria Máster, em que estão as redes que operam no franchising há mais de dez anos e com mais de 60 franqueados, a melhor avaliada na pesquisa do SEF foi a rede Influx English School.
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito