Selfit Academias ganha pela primeira vez o Selo de Excelência em Franchising ABF 2024

Em sua estreia pela inédita chancela, a rede de academias sagrou-se vencedora, mesmo estando no setor de franquias há menos de dois anos

A Selfit Academias, rede de franquias de academias, foi chancelada pela primeira vez com o Selo de Excelência em Franchising (SEF) – na categoria Pleno -, principal honraria do mercado de franquias brasileiro, promovido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O objetivo da entrega do selo é exaltar marcas que são referência nas melhores práticas do setor de franquias no país.

Para o CEO da Selfit Academias, Fernando Menezes, a estreia na concorrida premiação com o recebimento do selo é o reflexo de todo um trabalho em equipe, com planejamento de processos e acompanhamento de todos os franqueados para levar uma experiência única de saúde e bem-estar aos clientes de todo o Brasil. “É com muita alegria que recebemos o Selo de Excelência em Franchising, oferecido pela ABF. Para conquistar essa chancela, nossos franqueados avaliam todo o trabalho que realizamos. Acredito que seja uma conquista dobrada, primeiro pelos nossos franqueados e segundo por nossos clientes. Essa premiação é incrível e receber o selo logo na estreia, é fantástico!”, ressaltou o executivo.

A cerimônia de entrega do Selo de Excelência em Franchising, vai ocorrer no dia 3 de maio, em São Paulo. Atualmente, a rede conta com 106 unidades em funcionamento e mais 13 em processo de implantação, totalizando 119 unidades – 95 próprias e 24 franqueadas. Assim, a Selfit Academias caminha para bater sua meta de expansão em 2024.

Quando o assunto é o crescimento, a Selfit Academias, tem, no mercado de franquias, um espaço importante. Há pouco menos de dois anos, a rede abriu sua primeira franquia e hoje já soma 24 unidades em operação desta modalidade.

Para se tornar dono de uma unidade franqueada da Selfit Academias, existem dois caminhos possíveis. O primeiro deles é partindo do ponto zero, o que exige um investimento inicial de R$3,5 milhões e tem um payback estimado em 36 meses. O segundo caminho, por sua vez, é fazer a virada de bandeira em uma academia pré-existente, o que pode reduzir consideravelmente os custos e o tempo do processo de implantação da nova unidade Selfit.

Para chegar aonde outras redes de academias não estão, em especial nas cidades de pequeno e médio porte que não são atendidas pelo mercado High-Value Low-Price (HVLP) – que, traduzido para o português, significa “Alto Valor, Preço Baixo” -, a Selfit Academias planeja ampliar cada vez mais sua presença geográfica, fortemente impulsionada pelas unidades franqueadas, principalmente no Norte, no Nordeste e no Centro-Oeste, que irá possibilitar sua expansão nacionalmente.

Pesquisa do SEF com franqueados

O SEF é conquistado pelas marcas que alcançarem a maior pontuação na pesquisa respondida por seus respectivos franqueados. Amplo, o estudo tem o objetivo de avaliar, do ponto de vista do franqueado, qual é o real apoio fornecido pela marca, desde o processo de seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, comunicação, chegando ao custo-benefício da rede, lucratividade, retorno de investimento, entre outros itens.

Realizada e auditada pela Nielsen – multinacional renomada do mercado –, a Pesquisa do SEF é um valioso instrumento para auxiliar na tomada de decisão, na gestão do dia a dia das franquias e, consequentemente, melhorar seus resultados. As entrevistas que passaram a ser virtuais desde 2020 reafirmam a intensificação da transformação digital implantada pela ABF.