Até mesmo marcas conhecidas já passaram por alguns apuros financeiros. Problemas, dos mais diferentes, são comuns para quem resolve abrir um negócio. Não pense que as redes de franchising estão longe disso. Pelo contrário, elas passaram e superaram os obstáculos. Leandro de Souza, sócio-diretor da rede Espetto Carioca contou que foi graças aos problemas que hoje a marca de restaurantes está consolidada e em franca expansão, tanto que possui 16 unidades, sendo sete próprias ou com participação dos franqueadores com outros sócios. Confira a entrevista completa e descubra como ele fez para driblar a falta de dinheiro no começo das atividades do Espetto Carioca.
Mapa das franquias: Quando a Espetto Carioca nasceu? Ela passou a ser franqueadora em que ano?
Leandro de Souza: A marca existe desde 2009, mas iniciamos no franchising em 2012. Desde então possuímos 16 unidades em funcionamento no Rio de Janeiro e Duque de Caxias.
Mapa das franquias: Por que escolher ser uma franquia de alimentação e bebida?
Leandro de Souza: O hábito de se alimentar fora de casa faz parte de um cotidiano de entretenimento que muitas vezes é uma alternativa fácil a ser escolhida. O setor sempre esteve no auge do franchising e a ideia de criar o Espetto Carioca foi inspirada nas carrocinhas que existem nas calçadas da cidade do Rio de Janeiro. Quem nunca parou com comer um churrasco e um refrigerante ou cerveja? Então foi daí que amadurecemos a ideia, acendemos o carvão e colocamos em prática. Traduzimos o tão popular churrasco no espeto com uma roupagem elegante com toque gourmet. Uma pesquisa realizada em outubro pela Consultoria Rizzo Franchise apontou que entre as três preferências de interessados em franquia, cerca de 52% optam pelos nichos fast food e saudável. E o Espetto Carioca exemplifica essa preferência por ser uma rede de bares, no qual você pode se alimentar tanto nas nossas dependências quanto no balcão. Além disso, já que saúde é um tema cada vez mais crescente na sociedade, o Espetto Carioca possui sua linha vegetariana para as pessoas que não comem nenhum tipo de carne. Investimos também em entretenimento. Nossas unidades dão aquele plus para nossos clientes. Boa música, ações promocionais de grandes marcas e outras situações que agregam é sempre válido para oferecer aos clientes. E quanto a escolha pessoal, é uma área de contato real e direto que você precisa estar apto a contornar momentos e situações de imediato. Isso é credibilidade.
Mapa das franquias: Qual foi a dificuldade que lhe causou problemas com capital de giro no início do empreendimento?
Leandro de Souza: Tivemos grandes dificuldades e problemas com fornecedores colimando com um gasto a mais e sem verba direcionada para tal. Deu dor de cabeça, tivemos que buscar um financiamento para contornar a situação, e fomos felizes no relacionamento com a instituição financeira. Depois de feito, cumprimos as metas com o banco em seis meses. A partir daí o Espetto Carioca deslanchou como rede. Problemas sempre existirão. A vida sem problema seria fácil, um mar de rosa. Penso que os problemas estão aí para dificultar sua vitória e não demover seu objetivo.
Mapa das franquias: O tempo em que houve esse o problema quais foram as medidas tomadas para a sobrevivência do negócio?
Leandro de Souza: Incorporei o espírito da chanceler Angela Merkel e trabalhamos com austeridade. O primeiro passo foi suprir a questão do fornecedor. Fomos felizes. Acertamos em cheio e fluiu. Nesse momento de oscilação o que fez a diferença foi a união de todos. Do garçom aos franqueadores todos foram primordiais para superarmos a situação. Quem pensa que abrir menos a torneira, apagar algumas lâmpadas que não interferem na iluminação do ambiente, não fazem diferença, se enganam! Investimentos também em eventos dentro das unidades como forma de negócio. Agora nossa marca conta com a modalidade ‘Espetto Carioca faz a sua Festta’ que busca eventos particulares ou corporativos a partir de 50 pessoas.
Mapa das franquias: Qual atitude tomada que foi definitiva para acabar com a crise?
Leandro de Souza: Focar na venda com alta lucratividade para gerar caixa e capital. Para aumentar a lucratividade foi preciso investir de forma aguda na gestão, treinamento, capacitação e endomarketing com nosso quadro. A rede atualmente conta com aproximadamente 500 funcionários e colaboradores.
Mapa das franquias: Disseste que precisou de financiamento. Como fez para pagá-lo?
Leandro de Souza: Pagamos com base na previsão de lucro projetada.
Mapa das franquias: Depois de acabado o problema com fornecedor e ter consumado o financiamento com a instituição financeira, como foi o caminho trilhado para o sucesso?
Leandro de Souza: A partir daí o Espetto Carioca passou a se destacar no cenário carioca. Em dois anos foram inauguradas 15 unidades. Tivemos que deixar claro e evidente para empresários estrangeiros que o momento de internacionalizar a marca deve vir posteriormente a consolidação regional. A globalização faz você colocar o mundo na palma da mão, mas sua possibilidade de empreender e ter sucesso pode estar a um palmo do seu nariz. E isso que o Espetto Carioca faz. Nosso mundo é o Rio de Janeiro, mas queremos sim, dar umas esticadas por outros grandes centros do país. Creio que não demorará muito a termos a primeira franquia fora do estado.
Mapa das franquias: Acredita que o seu negócio poderá avançar ainda mais quando se fala em qualidade, número de clientes e em lucro?
Leandro de Souza: Certamente, pois aprendemos na pratica a enfrentar as adversidades e isso nos torna ainda mais fortes e preparados. O Espetto Carioca vem acompanhando as tendências, as demandas de seus clientes e também de seus funcionários. O trabalho é feito justamente para aumentar o faturamento mensal e anual. Acreditamos no aperfeiçoar do atendimento que obrigatoriamente precisa ter sorrisos e disponibilidade para a conveniência dos clientes. Agregado ao sabor de nossos mais de 50 sabores o trivial estará sempre sendo bem feito.
Mapa das franquias: Qual o objetivo para da Espetto Carioca para o ano que vem?
Leandro de Souza: Projetamos para 2015 crescimento de cerca de 45% nas vendas e 8 a 10% no lucro.
Mapa das franquias: No início do negócio constava quantos funcionários? E agora, quantos são?
Leandro de Souza: Hoje a rede conta com aproximadamente 500 funcionários e colaboradores. A medida que vai inaugurando pontos de venda e atendimento, o quadro de pessoal vai aumentando. Logo, quanto mais franquias, mais oportunidades de empregos, de desenvolver a gestão de treinamento que pontua as ações do Espetto Carioca. Quando abrimos a primeira unidade no Barra Sul, que passou por reestruturação há pouco tempo, tínhamos oito funcionários
Mapa das franquias: Se pudesse deixar uma dica para os empreendedores que estão passando por uma dificuldade financeira, tal como o senhor no passado, qual seria?
Leandro de Souza: Busque ajuda na Franqueadora. Peça ajuda, não tente sair do problema sozinho. Em certos momentos precisamos ser “obedientes” as orientações da Franqueadora e aceitar com humildade as nossas fraquezas para melhorar. Afinal, o que todos querem é o crescimento conjunto.
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