Segredos de um franqueado de sucesso

Segundo o CEO da Unhas Cariocas, Maurício Cesar, cooperação, maturidade e determinação são alguns dos pontos fundamentais

Quando um empreendedor resolve investir em uma franquia, ele compra também o êxito das marcas que deram certo. Contudo, não basta apenas que o novo franqueado se apoie nesta máxima para que seu empreendimento tenha tantas conquistas como a rede que o suporta.

Na realidade, ser franqueado vai muito mais além do que investir e esperar o retorno financeiro. É certo que o franchising é composto por empresas que tem modelos estruturados e que deram certo, sendo um alvo para a lucratividade. Mas na outra ponta, se não houver dedicação e muito trabalho, é possível que o investidor tenha que fechar o seu negócio.

Maurício Cesar, especialista em franquias e CEO da rede de esmalterias  Unhas Cariocas, ganhador do Selo de Excelência em Franchising 2022, principal reconhecimento do setor de franquias brasileiro, comenta sobre as principais características de um franqueado.

“Primeiro, é preciso escolher um ramo de atuação e uma área que goste. Também é fundamental que o padrão da marca seja seguido rigorosamente. Além disso, é essencial enfrentar os desafios com garra e determinação”, orienta Maurício.

O papel do franqueado na rede
Sobre a premissa de um negócio estruturado, o CEO da Unhas Cariocas que o franqueado possui forte atuação na rede para ajudar a fazer a empresa seguir no mesmo caminho.

“O franqueado é alguém que resolveu adquirir um modelo de negócio que já deu certo, e o seu papel é fazer com que isso siga dando certo, com sua gestão e no local em que ele decidiu investir”, comentou.

Outro ponto importante é a participação do franqueado para a marca. “Quando se está em uma rede de franquia, você está em um ambiente “coopetitivo”. Cada um de nós compete com os pares para que, cada vez mais, as unidades estejam em destaque, mas sem abrir mão de cooperar para o crescimento do todo”, ressalta Maurício.

O que não fazer como franqueado?
“A primeira coisa que o franqueado deve evitar é ouvir pessoas negativas e fracassadas. É normal que as pessoas que não derem certo, provoquem o desanimo, elemento que fez com que elas fracassassem, mas, infelizmente, ninguém gosta de fracassar sozinho”, aponta o especialista.

Ele aponta que o discernimento é o caminho para superar alguns dos obstáculos encontrados.

“Manter o bom relacionamento entre franqueado e franqueador é primordial para que todos atinjam o sucesso. O franqueado precisa entender que franquia é relacionamento, e como todo relacionamento, há problemas que precisam ser resolvidos e não simplesmente ignorados ou levar para o coração. Essa é uma maturidade extremamente necessária para que tudo flua bem”, pondera Maurício.

Por outro lado, o CEO da Unhas Cariocas, mostra como o outro lado do balcão deve se portar para auxiliar nesta evolução. “A franqueadora precisa estar em todas áreas nas quais o negócio esteja envolvido, desde a negociação do ponto até o dia a dia. E precisa ser assim até que o franqueado possa ter maturidade empresarial, assim como, sua unidade esteja andando sozinha e ele, ao invés de apenas receber conhecimentos, possa, inclusive, ajudar novos franqueados a conquistar o que ele foi capacitado para isso”, afirma.

Dicas para quem quer investir em uma franquia?
“No franchising é preciso ter padrão e relacionamento. Se o investidor não gosta de nenhum desses dois itens, o investimento em uma franquia não será um bom negócio. Além disso, uma franquia não é um negócio enlatado. É uma empresa, mas sem os desafios iniciais da concepção de um novo empreendimento, com processos, serviços, produtos e ferramentas já formatadas, mas que tem os mesmos desafios de um novo negócio, e que são responsabilidades do franqueado, como formação de equipe; criar o fluxo e carteira de clientes; fazer a marca ser conhecida localmente; entender todos os processos; aprender a aumentar o faturamento e reduzir custos, por exemplo”, finaliza Maurício Cesar.