O aquecimento do Home Based – formato de trabalho em casa – traz um reflexo positivo para as redes que investem no segmento, como a Prospecta Analytica, franquia de solução em Big Data que fornece informações sobre as principais empresas, profissionais e lojistas nas áreas da saúde, agronegócio, construção civil e business no Brasil. Com um faturamento de R$ 15 milhões no último ano, a empresa expandiu com o modelo, contabilizando 94 franqueados em todos os estados do país, levando mais comodidade e possibilidades de empreender.
A aderência ao formato foi um dos destaques da Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor de franquias realizada pela Associação Brasileira de Franchising – ABF, que mostra um crescimento de 14,8% no primeiro trimestre de 2022. Para o fundador e CEO da Prospecta Analytica, Wanderson Leite, este tipo de negócio ganha espaço pela facilidade de operação. “O modelo Home Based possibilita que o franqueado trabalhe com os recursos que tem. Muitas vezes, só precisa de um computador com acesso à internet e ele já pode começar a atuar”, conta.
Entre os nichos que mais se destacaram para o investimento neste último trimestre está a área de Casa e Construção, que teve um aumento de 9,3% em relação ao período anterior, segundo a mesma pesquisa da ABF. Dados que reforçam esse crescimento estão no relatório Raio-x da Construção Civil, elaborado pela Prospecta Analytica, que atua com unidade de negócio voltada ao segmento, revelando que a área de novos projetos cresceu 38% nos três primeiros meses do ano comparado ao mesmo período em 2021.
O executivo afirma que o crescimento do setor reflete diretamente em mais chances para empreender na área. “Com a expansão de novas construções ao redor do Brasil, é possível ampliar a atuação de quem está construindo, dos fornecedores de insumos para o segmento e até mesmo de quem compra esses imóveis, e isso gera oportunidades para quem consegue conectar todas as partes”, conclui.