O setor de franchising continua aquecido mesmo em meio às dificuldades econômicas do País. Dados sobre o segundo semestre deste ano, divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), registram crescimento de 5,9% no setor sobre o mesmo período de 2018. O faturamento também cresceu, chegando a R$ 43 bilhões.
Entre os segmentos que tiveram maior alta, destaque para o de Serviços e Outros Negócios, com 8,9%, seguido por Serviços Educacionais, com 8,7%. Neste segundo segmento, está classificada a microfranquia da SBCoaching, que vem crescendo junto com o mercado. Atualmente, conta com mais de 250 franqueados em todo o País e projeta fechar 2019 com cerca de 300 unidades. No ano passado, a rede registrou um faturamento de R$ 3 milhões e a expectativa para este ano é de um faturamento em torno de R$ 4,5 milhões.
Impulsionada pelo crescimento do setor, a SBCoaching está lançando o modelo Start de sua microfranquia dentro do mesmo padrão home-based, mas com investimento ainda mais acessível. Ele é voltado para pessoas que estão no mercado de trabalho e desejam empreender, sem abrir mão do trabalho que têm no momento.
“Muita gente deseja começar um negócio próprio, mas que permita conciliar com outra atividade exercida e também ficar mais próximo dos filhos pequenos. Por isso, lançamos o modelo Start, no qual o franqueado pode se dedicar ao novo negócio com um pouco mais de liberdade no horário”, explica Jeferson Almeida, vice-presidente da SBCoaching.
O investimento no modelo Start é de R$ 12,5 mil, com prazo de retorno médio de 3 meses e faturamento médio entre R$ 7 mil e R$ 9 mil. A nova modalidade já conta com 19 unidades negociadas, que devem entrar em operação em breve. A previsão é fechar o ano com aproximadamente 35 novos franqueados. Em um prazo de 1 ano, o modelo Start deve representar cerca de 20% do faturamento da rede de franquias da SBCoaching.
De acordo com Almeida, a SBCoaching desenvolveu o modelo de negócio no formato de microfranquia para que os coaches tenham a oportunidade de empreender em um negócio seguro e com investimento acessível. “O coach se sente mais confiante e tranquilo para conduzir seus processos, já que poderá contar com todo o suporte para fazer seu negócio prosperar”, afirma.
Para ser um microfranqueado da SBCoaching, é preciso que o interessado seja coach, formado pela empresa ou outra instituição com certificação. Como franqueadora, a SBCoaching oferece portfólio exclusivo de soluções, material de marketing completo, mentoria (acompanhamento semanal com especialistas para acelerar os resultados) e treinamento presencial intensivo sobre marketing, vendas, estratégia e empreendedorismo, com o próprio CEO da instituição, Villela da Matta – maior business coach do País, responsável por trazer o coaching para o Brasil em 1999.