A Sapatinho de Luxo, especializada em sapatos, bolsas e acessórios femininos, lança um novo modelo de negócios: as microfranquias. O objetivo é levar os produtos da SDL para cidades do Brasil a partir de 15 mil habitantes. A empresa, que nasceu em Manaus com a proposta de democratizar a moda, quer alcançar cidades do interior do país. Atualmente, a SDL conta com 57 lojas físicas (23 franquias), a maior parte nas regiões Norte e Nordeste, além de uma loja em Brasília e outra em Miami.
“Antes mesmo de lançarmos oficialmente o modelo já contamos com 70 microfranqueados, empreendedores que nos procuraram de forma orgânica em busca de parceria. Enxergarmos rapidamente o potencial de negócios e desenhamos um modelo de negócios, a fim de garantir baixo aporte de capital e retorno rápido para esses parceiros”, explica o cofundador da SDL, Ednailson Rozenha.
Os custos operacionais foram reduzidos ao máximo. O valor do investimento é de R$ 14.999,88, que pode ser parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito, incluídos R$ 8.000,00 (produtos), R$ 1.000,00 (malas, fardamento e material de escritório) e R$ 5.999,88 (taxa de franquia). A SDL vai oferecer suporte para os microfranqueados, site de EAD sobre técnicas de apresentação dos produtos e vendas, educação financeira, além de equipe comercial para suporte.
De acordo com estimativas da empresa, girando o estoque em 30 dias, no prazo de 75 dias, o empreendedor já tem o retorno do investimento. O preço dos produtos segue o mesmo praticado nas lojas físicas, atingindo ticket médio de R$ 89. “Grande parte dos microfranqueados já fez reposição 5 ou 6 vezes desde novembro de 2020, quando iniciamos o projeto-piloto. A margem de lucratividade pode chegar até 70%. O resultado positivo nos animou e hoje a microfranquia é uma das nossas apostas para 2022”, conta Rozenha. O lançamento oficial do modelo será feito de forma gradual, por estado, com meta de 300 microfranqueados até o fim do ano.
Franquia de lojas físicas segue em expansão
Simultaneamente, a SDL segue em busca de novos parceiros para o tradicional formato de lojas físicas, que já conta com 23 unidades. Para ser um franqueado Sapatinho de Luxo, o candidato deve ter identificação com a marca e moda feminina. Ter perfil empreendedor, além de disponibilidade para operar e estar presente ao menos em tempo parcial, e não ser um mero investidor. O investimento inicial deve ser quitado à vista, pois a marca acredita que um negócio saudável deve ser iniciado sem dívida.