São Miguel Paulista entra na rota de expansão de franquia ótica milionária

Mercadótica faturou R$ 14 milhões em 2021 e segue em franco crescimento, inaugurando sua 38.ª unidade

O empresário Joaquim Farias, de 57 anos, deixou o município de Guajeru, no interior da Bahia, enquanto jovem para ir atrás de suas aspirações. Desembarcando em São Paulo, cheio de expectativas de construir uma vida melhor, Farias avistou com nitidez o propósito que o motivou incansavelmente por anos: uma ótica para chamar de sua.

A ideia surgiu em 1979, quando Joaquim conseguiu um emprego como office boy em uma ótica no centro da grande cidade paulista. Após a loja ter ido à falência, arrumou um novo trabalho em outra ótica e em pouco tempo assumiu o cargo de gerência. Cresceu na empresa, passou por muitas cidades em diferentes regiões do Brasil até que, em 1986, foi transferido para São Luis, no Maranhão. Foi neste momento em que a coragem deu forma ao seu objetivo para o primeiro passo na realização de seu sonho: a abertura, em 1988, da sua primeira ótica, com dois sócios. No entanto, a experiência não durou muito.

Insatisfeito com a parceira, Joaquim retorna à Bahia, para uma nova empreitada, em Vitória da Conquista. Inaugura com o irmão, José Farias, a primeira loja da Óticas Mercadótica, em 1991, assumindo o controle integral da marca em 1994. O nome do negócio é uma alusão à loja que lhe deu a primeira oportunidade profissional, na capital paulista.

“Realização” é a palavra que resume o meu sentimento. O sonho foi conquistado com muita determinação e resiliência. E para além, com a ajuda do meu filho, Junior Farias, conseguimos dar novos passos, crescendo e expandindo a marca – conta Joaquim.

No Franchising desde 2013, a Mercadótica é ganhadora do prêmio 5 estrelas do Guia de Franquias, edição 2021/2022, da revista Pequenas empresas & Grandes Negócios. Além disso, a marca segue em plena expansão e acaba de inaugurar sua 38.ª unidade, dessa vez, em São Miguel Paulista/SP. Os franqueados responsáveis por essa franquia são o próprio fundador do Grupo Mercadótica, Joaquim Farias e a comerciante, Thamiris Barreto. “Hoje estou sentindo uma felicidade extrema, ver a Mercadótica crescendo e chegando em lugares que eu nem imaginava no início, me faz sentir muito orgulho e gratidão a todos que fazem parte dessa história. Nosso único propósito é levar saúde visual à população, e é o que seguiremos fazendo”, comenta Thamiris.

Com profissionais capacitados e treinados para oferecer o que há de mais inovador e moderno no setor óptico, a nova unidade da Mercadótica está localizada na Praça do Forró, n.º 181.